A propósito do cura-tudismo (tema frequente neste diário) e do Sida: "O "doutor” Soba Ibrahim, 44 anos, tem um “terceiro olho”, herdado do avô, capaz de enxergar a doença dos pacientes do outro lado de uma cortina. O “doutor” Soba atende num “consultório” modesto numa estreita travessa da avenida Angola, na região nordeste de Maputo. O bairro é pobre e o esgoto escorre a céu aberto. Ao lado, fica a mesquita Madassa Chaludia, que é seu ponto de referência."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
E é curiso a multiplicação destes deuses terrestres como cogumelos em tempo de chuva. O que nunca soube é quem na verdade tutela ou deveria velar por esta área, porque para além de ser um negócio aplicável ao imposto cria, quando não regulamentado, por outro lado, um absentismo generalizado. Não é por acaso que boa parte dos nossos jovens, força motriz de desenvolvimento do país, que ao invés de estar a desbravar terras, abrir campos de produção, estudar, enfim, vencer a pobreza estão confinados a luz do dia nas igrejas (...).
É um tema que vale a pena o professor investigar!
"Na terra dos cegos, quem tem 1 olho é rei."
Agora com 3 olhos, será o quê?
Enviar um comentário