"Notícias" de hoje: "O líder líbio, Mouammar Kadhafi, comparando a unidade africana à europeia, afirmou que os europeus são sérios, entusiastas e organizados, na sua vida e na construção do seu continente, enquanto “nós africanos não dispomos desta vontade nem desta unidade”.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Africanos são sim "pequenos, fracos e desunidos" mas querido Kadhafi, que isso não se veja só na hora de encarar os "gigantes". Aqui "dentro" diante de problemas "domesticos" ainda precisa-se muito trabalho. A SADC por exemplo está "emcubando" o Mugabe do Zimbabwe e depois me contam história de governo africano?
Olá!Li no seu blogue o seu desapontamento pelo facto de dos Santos e Guebuza terem impedido o processo negocial entre Mugabe e a oposição...
Penso que na UE não se compadece com atitudes destas. Não existe(pelo menos abertamente) essa "lealdade" a governantes claramente "fora de si". Fora de tudo que se tem falado por ai, questões de terra não terra,Grã Bretanha e o resto, Mugabe para mim está fora de si e fora de si estão todos que se aliam a ele. Não se pode falar de governo africano enquanto existirem mentalidades como do Mugabe e seus aliados. Se a SADC e outras organizações regionais não funcionam como deveriam, oque me fará acreditar em um provável governo africano? O nosso problema é quer ter os resultados sem sacrifícios, sem nos darmos a "maçada" de trabalhar por esses resultados. Enquanto tivermos governantes famintos pelo poder devíamos igualmente esquecer esse sonho.
Comparando Europa à Africa o líder líbio devia também perguntar que presidente está há mais de 30 anos no poder na Europa?
Um provável governo africano não seria para impulsionar o desenvolvimento económico e bem estar dos povos mas para "vitalizar" alguns presidentes criando mecanismos de defesas mútuas como se vê com a SADC no caso de Mugabe. Faxavor Kadhafi, quer ver africa como europa? abonda o poder como se faz na europa. Acredite que o país tem pessoas capazes de governá-lo bem melhor.
Mugabe está à testa de um grupo social muito bem organizado, com poderosos interesses financeiros, aí compreendida a chefia militar, como já há tempos aqui mostrei em postagem.
Enviar um comentário