07 fevereiro 2008

Boato

Alguém me deu conhecimento de uma mensagem que está a circular nos celulares, com o seguinte teor: "Abastecer o carro até às 15 horas as bombas todas vão fechar sem data exacta para abertura passa a palavra".
Não há nenhum indicador de que isso seja verdade. Toca a desboatar!
1.ª adenda às 18:45: Eis um email que acabei de receber e para o qual peço a vossa atenção: "Boa tarde amigos, tomei conhecimento da divulgação de uma notícia (boato) segundo a qual está eminente uma crise de combustíveis em Maputo. Trata-se de uma mentira tendente a criar agitação no seio da população. Não há e nem sequer está em vista nenhuma crise no fornecimento de combustíveis no país. O que pode estar a acontecer é alguns postos de abastecimento estarem a secar devido ao facto de não ter havido abastecimentos entre sexta-feira e hoje, pelas razões conhecidas por todos (fim-de-semana longo seguido de dois dias de manifestações). Mas que fique bem claro, não há e nem haverá crise de combustíveis. Portanto, façam os abastecimentos normais às vossas viaturas. Quanto aos Postos da Shell quero dizer que estão bem abastecidos, podem dirigir-se a qualquer um deles sem receio. Eu sou o Director responsável pela Logística de Importação, Armazenagem e Distribuição de Combustíveis na Shell. Tenho autoridade para fazer estas afirmações. Aquele abraço!! Moisés Gulele/Distribution and HSSE Manager Shell Moçambique, Lda, Av. dos Mártires de Inhaminga, 170 - 5th floor -Maputo - Moçambique."
2.ª adenda às 19:50: atenção, circulam vários boatos pelo celular.
3.ª adenda às 20:12: "Lenda urbana é um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações". Confira aqui.

9 comentários:

Anónimo disse...

Sim professor mas a pouco recebi um email assinado pelo director de logística da Shell a esplicar a situação. Tudo não passa de um boato, devido aos acontecimentos dos dias 5 e 6 muitas bombas ficaram sem stock. Alguns oportunistas mal intencionados enviaram estas mensagem para criar mais desordem. Imagine só os camióes tanque cehios de combustível a serem apedrejados e incendiados se tivessem que ir abastecer as bombas nesses dias...

Carlos Serra disse...

Coloquei em adenda, já, em outra postagem, o que o ministro da Indústria e Energia disse à Rádio Moçambioque esta tarde.

Anónimo disse...

... e agora circula uma outra para que ninguém ande de carro amanhã. Mas que raio!

Carlos Serra disse...

Ver adenda.

Carlos Serra disse...

Atenção aos boatos.

Anónimo disse...

Toix o pior de tudo é que as pessoas que estão a fazer isso não tem a minima cosciência do que estão a fazer...Vemos vários grupos envolvidos nisso: crianças, mulheres, jovens e homens adultos e cda um dos grupos com uma determinada função.

Anónimo disse...

É MAU. O telefone móvel não se destina a fins pouco confessáveis. BOATOS NÃO! TENHAM CONSCIENCIA OS QUE DESSIMINAM BOATOS. HÁ ERROS DE GOVERNAÇÃO, O PAÍS TEM PROBLEMAS COMO QUALQUER OUTRO MAS NÃO SERÁ COM BOATOS E PÁNICO QUE IREMOS RESOLVER O QUE NOS CONSTERNA.

Unknown disse...

Não sei até onde isto é verdade.

Não quero alarmar-vos, mas parece que a manifestação continua. Recebí de Um Colega, a mensagem que ele recebeu de alguém, com o seguinte conteúdo:

"Proprietários, motoristas, cobradores, filhos de pobres, povo de baixo escalão, simpatizantes dos transportes semi-colectivos, estamos a sofrer.
Filhos de ministros, deputados e dignatários não andam de chapa. mas sim de 4X4, que seus pais roubam dos impostos que pagamos e os nossos filhos estão a perder aulas.
Os chapeiros estão cada vez mais espezinhados e desconsiderados.
No dia 8 (amanhã), nenhum carro deve circular. Nem bombas de gasolina devem funcionar. Espalhe"

Carlos Serra disse...

Os celulares anadaram inundados de msgs desse tipo ontem...