02 dezembro 2009

A democracia de alguns

Apenas os inocentes aceitam que em certos recantos da vida a democracia tem realmente alguma coisa a ver com a democracia e não com a luta pelos recursos de poder. Qual a razão de tão desabrida e interesseira forma de ver a vida? Esta: Em Madagáscar, o pai de Andry Nirina Rajoelina (presidente golpista de um processo complicado) já é conselheiro especial de uma empresa chinesa ligada aos petróleos. Confira aqui e aqui.
Adenda às 12:55: sim, somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros. Recorde aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pela quantidade de exemplos nao ha duvidas que os politicos africanos estao preocupados com os seus bolsos e usam o povo, democracia, democracia a moda africana, governos de unidade nacional, maiorias esmagadoras, etc, etc simplesmente para atingirem o topo e "abocanharem" do que o pais tem de bom.

Para alem dos governos de unidade nacional (uma forma de golpe de estado democraticamente aceite peos paises vizinhos)esta uma nova forma, mais silenciosa de amolecer a oposicao. Ja alguns politicos mais "astutos" se aperceberam que e mais caro politicamente criar um ambiente e clima de confrontacao com a oposicao. Ao invez disso eles passaram a alimentar a oposicao com prendas ou uma pequenissima parte do que tiram do povo. Com barriga cheia a oposicao fica sem tempo nem ideias para contrapor os que governam, e assim vai a democracia. Temos exemplos muito recentes em Mocambique (Sibindys e companhia). Este tipo de democracia e muito mais nocivo de sempre.

Abdul Karim disse...

O Madagascar,

O outro GUN nosso,

Orgulhosamente Made In Mozambique.

Mesma Equipe, no Madagascar e no Zimbabwe,

Afinal a seguranca da SADC esta conosco,

Somos bosses, Ninguem nos toca.... e nao gostamos de chatiacao...incomodacao...irritacao.

Reflectindo disse...

Muito difícil de entender. Será que transparência é difícil assim? Seria o fim do mundo se o pai de Rajoelina se distanciasse deste tipo de negócios? Será que a família mais próxima de Rajoelina está convencida que foi gracas a ela que ele venceu no confronto com a ala de Ravalomanana?

Só que o povo de Madagáscar está um pouco mais acordado que alguns outros africanos. Ontem este apoiou a Ravalomanana e quando lho traiu, virou o seu apoio para Rajoelina.

ricardo disse...

Ravalomanana que recordo...

Comprou um airbus de luxo de 60 milhões de dólares para uso presidencial e vendeu quase metade de Madagascar a uma multinacional.

Nestes casos, costuma-se dizer que venha o diabo e escolha!...

umBhalane disse...

Andry Nirina Rajoelina integrou-se muito rapidamente no espírito restrito da SADC, que a princípio...

Mas não, o miúdo está portar-se bem, em conformidade com os usos e costumes, já consuetudinários!

Bem-vindo ao Clube.