03 setembro 2008

Merecemos, camaradas!

"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais do que outros"
Já aqui vos falei num livro de George Orwell chamado Animal farm - traduzido por O triunfo dos porcos em Portugal e por A revolução dos bichos no Brasil. Recordem a história aqui. Após a euforia revolucionária animalista do "todos os animais são iguais", sucedeu a era do "todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais do que outros". No que se segue, extracto do livro, Bola-de-Neve e Garganta são dois porcos. Foram os porcos quem liderou a revolução. E Jones, é o dono da granja expulso pelos animais. O leite referido levou um dia sumiço em plena euforia revolucionária:
"O mistério do leite pronto se esclareceu. Era misturado à comida dos porcos. As maçãs estavam amadurecendo, e a grama do pomar cobria-se de frutas derrubadas pelo vento. Os bichos acharam que as frutas seriam distribuídas equitativamente; certo dia, porém, chegou ordem para que todas as frutas caídas fossem recolhidas e levadas ao depósito das ferramentas para o consumo dos porcos. Alguns bichos murmuraram a respeito, mas foi inútil. Os porcos estavam todos de acordo sobre esse ponto, até mesmo Bola-de-Neve e Napoleão. Garganta foi enviado aos outros, para dar explicações.
"Camaradas!", conclamou. "Não imaginais, suponho, que nós, os porcos, fazemos isto por espírito de egoísmo e privilégio. Muitos de nós até nem gostamos do leite e da maçã. Eu, por exemplo, não gosto. Nosso único objectivo ao ingerir essas coisas é preservar a saúde. O leite e a maçã (está provado pela ciência, camaradas) contêm substâncias absolutamente necessárias à saúde dos porcos. Nós, porcos, somos trabalhadores intelectuais. A organização e a direção desta granja dependem de nós. Dia e noite velamos pelo vosso bem-estar. É por vossa causa que bebemos aquele leite e comemos aquelas maçãs. Sabeis o que sucederia se os porcos falhassem em sua missão? Jones voltaria! Sim, Jones voltaria! Com toda a certeza camaradas", gritou Garganta...."
- George Orwell, A revolução dos bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, 6.ª reimpressão, pp. 83-84.
Observação: reparem na imensa aplicabilidade que o livro de Orwell guarda hoje ainda.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ja vejo o labios e respectivos correligionarios de ca, oops garganta digo. Faltou dizer que as bases decidiram que os porcos tomariam leite e comeriam macas, como aqui dirao que as bases decidiram que nos os filhos dos pobres deveremos fazer um cursuzeco de tres anos, enquanto os filhos dos ricos fazem medicina na Africa do Sul, em 6 anos.

Anónimo disse...

Esta mensagem foi removida pelo autor.

Lisa disse...

Bem vindo Prof: Carlos

Carlos Serra disse...

Olá! Obrigado, Lisa.

Unknown disse...

Bom dia,

É possível fazer download grátis desta obra no seguinte site: http://www.ebooksbrasil.org/nacionais/ebookpro.html

Um abraço

Carlos Serra disse...

Muito útil a sua informação, Zefanias! Comprei o livro no Brasil...