.jpg)
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
22 dezembro 2009
Benedito e a qualidade do ensino em Moçambique
.jpg)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
bom dia, o trecho nao somente retrata o ensino em Moçambique, mas sobretudo como estao sendo diariamente estruturadas as nossas relações sociais, onde o mais importante é viver o aparente e nao o real em si. ANGELA MEIVES
A qualquer interessado, proponho um exercício simples para se aferir a qualidade dos resultados de aprendizagem no fim do ensino primário (7ª classe) e do primeiro ciclo do secundário (10ª classe) em Moçambique, e seu impacto na vida do país e do cidadão: pedir que se procure o número de alguém ou alguma entidade numa lista telefónica impressa e medir o tempo de busca. Já o fiz várias vezes, pelo que não me surpreende nada ter ficado um ano à espera da renovação do meu bilhete de identidade e haver quem já espere três e o reclame nos jornais. Quanto tempo demorará localizar um processo? Como se podem localizar manualmente e com rapidez itens e processos registados e arquivados por ordem alfabética ou alfanumérica, sem saber ordenar rapidamente as letras do alfabeto, competência que já devia existir nos primeiros anos de aprendizagem escolar?
Pois a verdade é que me parece muito grande o número de graduados dos níveis referidos com muitas dificuldades neste domínio. O custo, em todos os sentidos, dessa "simples" lacuna de aprendizagem para o país e cada um de nós, nas inúmeras situações em que tal competência se aplica, parece-me imensamente grande.
Foi só para citar um exemplo a exigir reflexão.
Fátima Ribeiro
Mas, isso é analfabetismo funcional. E até afecta alguns dos nossos PHDs que estudaram em Harvard...
Kumon resolve.
Enviar um comentário