Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Obrigada por esta postagem.
De forma simples e clara, ficamos a conhecer o estado do nosso país.
Boa ferramenta para se poder trabalhar.
Grandes progressos em algumas áreas com a diminuição em 10% do grau de analfabetismo numa só década, mas mais e melhor poderemos fazer, como por exemplo a nível da saúde.A esperança de vida é ainda muito baixa.
Por outro lado é dramática a situação da água.Depois o da habitação.92% com casa própria.Mas que tipo de casa? Com que condições?
Espero que os responsáveis estejam no terreno a trabalhar arduamente sobre estes dados.Espero mesmo.
E de línguas, o Professor tem os últimos dados? Ouvi alguma coisa há uns tempos atrás sobre o censo de 2007, mas nada vi na recente divulgação de resultados.
Meus senhores,
É bom ter em mente que o que temos em mãos é um resumo do extenso trabalho feito no Censo de 2007.
Porventura existirão no INE, dossiers mais detalhados por ítem. Por exemplo, a questão do PIB, que ao que tudo indica, é detalhada até ao nível de distrito, o que é bastante apreciável.
Chamo em particular atenção aos investigadores para o facto de acima de 50% da nossa população estar na faixa etária dos 15-64 anos. Um indicador bastante importante para aferir a estratégia de desenvolvimento deste país.
Enviar um comentário