28 dezembro 2009

Quantas línguas existem em Moçambique?


O portal do governo de Moçambique lista 20. O portal com a imagem acima (clique com o lado esquerdo do rato sobre ela para a ampliar) lista 32 (número baseado em dados dos anos 80 e 90). Há dois anos, perguntei a dois reputados linguistas quantas línguas tinha o país. Um respondeu-me que entre 20 e 26. O outro respondeu-me que 17 ortografadas e algumas por ortografar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que nos dizem os resultados do censo 2007 sobre as línguas faladas em Moçambique?

angela meives disse...

tantas línguas? exactamente quantas? não é a toa que por vezes nos sentimos estrangeiros dentro do nosso próprio país...isso doi
angela meives

Mario Rizzolio disse...

Sim a paisagem linguistica esta bastante fragmentada, mas algumas línguas fazem parte de grupos linguisticos mais vastos como o shona ou o Tsonga. Portanto de 32, podemos facilmente passar a uma dezena. O facto é que dentro destes grupos linguisticos não houve um processo de armonisaçao para adoptar uma lingua padrão. Ex: o Tsonga é o grupo mae do Chanfana, Ronga, Tsua, etc. no entanto as diferenças, por vezes pequenas, persistem até hoje... Isto contribui para fragmentação da passagem linguistica moçambicana.