Do editorial de Salomão Moyana no "Magazine Independente" desta semana: "Em menos de três meses de casamento político “por conveniência”, eis que o divórcio da FRENAMO não se apresenta, apenas, como litigioso, mas, certamente, como um divórcio incendiário, belicoso, que envolve a movimentação de armas e homens, alegadamente, para protestar contra os resultados da sua empenhada colaboração com o partido no poder. Em Nampula, o líder até já indicou os alvos que vão pegar fogo primeiro: os bens públicos na posse do STAE."
Adenda às 16:41: de acordo com o "Wamphula Fax", citando os resultados preliminares divulgados ontem em Nampula, dos 1801259 eleitores inscritos para a província, votaram 713530 - correspondentes a 40 e não a 30% como reporta o jornal -, havendo ainda 64774 votos em branco e 43170 nulos. Enquanto isso e seguindo ainda o jornal, o porta-voz da Renamo na província, Arnaldo Chalaua, afirmou que o seu partido jamais irá aceitar os resultados, exigindo a realização de novas eleições. A conferir aqui.
Adenda 3 às 17:14: na "tvi 24" portuguesa: "Em conferência de imprensa, a porta-voz da RENAMO, Ivone Soares, acusou o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), «enquanto célula do partido FRELIMO», de ter sabotado as eleições, desde a fase de recenseamento até ao final da votação." Confira também aqui.
Adenda 4 às 19:41: elevada abstenção no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado: 76,21 no tocante às eleições presidenciais e 67,29% no tocante às legislativas - porta-voz da Comissão Distrital de Eleições de Montepuez (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).
Adenda 4 às 19:46: o Conselho de Ministros condenou a posição de Dhlakama e da Renamo e disse ser dever defender o país e a população (porta-voz Luís Covane); nas cidades da Beira e Nampula, porta-vozes da Renamo disseram que os resultados estão viciados, tendo o de Nampula, Arnaldo Chalua, afirmado que o seu partido se preparava para manifestações de protesto. Na Beira, um porta-voz do MDM afirmou igualmente que os resultados foram viciados (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).
Adenda 5 às 19:47: abstenção global de 66% na província da Zambézia (fonte anterior).
26 comentários:
Os termos :
"vitoria retumbante"
"vamos esmagar"
"vamos assar"
"..."
sao da campanha da frelimo, mas, o mister da campanha nao aparece.
ja Tio Afonso ficou chateado.
Artigo na edição online do jornal português PÚBLICO:
Ambiente político preocupante
Polícia moçambicana a caminho de antigas bases da Renamo em Nampula
http://www.publico.pt/Mundo/policia-mocambicana-a-caminho-de-antigas-bases-da-renamo-em-nampula_1408084
São precisos provas convincentes para que o CC e a Comunidade Internacional dê provimento a queixa da Renamo. O PR muito antes das eleições fez umas mexidaas no CC justamente para evitar que uma possível queixa não encontrasse lógica no actual elenco de juízes do CC. Porque com o Dr. Baltazar, confesso, estava a marimbar-se pela camaradagem e seguir os trilhos da imparcialidade.
Quanto a ameaça da Renamo, vamos ver até que ponto o Dhalakama vai trocar a sua mansão pelas matas de Maringué. Tenho muitas dúvidas. A menos que fanáticos e os milhões de desempregados decidam avançar com a dita desentabilização, o que espero que não aconteça.
Um abraço
Vou perguntar - há alguém interessado com sinceridade em prestar atençao aos argumentos da renamo sem ser pelos filtros do partido no poder?
Pergunta - há alguem interessado em honestamente analisar os argumentoa da renamo sem embarcar nos filtros do partido no poder e seus simpatizantes?
Caro BMatsombe
Penso que haveria gente interessada em analisar os argumentos da Renamo, mas aquela Renamo que se uniu à Frelimo e ficou Frenamo para excluir outros partidos e sobretudo o MDM que se via alternativa, já a ninguém lhe interessa.
Segundo o meu ponto de vista, esta Renamo tinha que se conformar com o resultado.
Acho "piada" a tudo isto!
Definitivamente, não pertenço a esta dimensão.
Noticiário da STV:
Pela lei, o MDM, por não atingir o mínimo de 11 deputados, corre o risco de não poder constituir bancada...
Terrível cenário, este...
UmBhalane,
Mamen, MDM is the Best.
Caro anónimo
Isso de não constituir bancada não vejo como problema. O MDM vai funcionar pode funcionar efectivamente fora da Assembleia da República. Há maneira de contornar tudo isso se a lei não for alterada.
Por um lado, há meios de comunicacão que bastam e por outro, já se provou que o MDM tem base, um eleitoral que apoia o partido, sendo que a partir de agora cabe-lhe ampliá-lo. Para casos mais pontuais e assinaláveis i inadiáveis, o MDM pode recorrer assinaturas de cidadãos.
Se os deputados do MDM trabalharem segundo a espetactiva de muitos, poderão surpreender-nos. O é mais importante aqui é a vontade de eles meterem-se ao trabalho e procurarem serem efectivos. Sei que não é coisa fácil e isso requer abandonar uma certa tradicão, uma maneira de trabalhar, a qual existe em muitos dos nossos partidos, sobretudo na Frelimo e Renamo.
Avisei compatriotas vezes sem conta neste blog quando diz
MUTA UTWA MUNHO
Eis o resultado
Vitoria humilhante para a oposicao
a Renamo ta de rastos e clama por fraude
o MDM corre o risco de n obter espaco pra constituir bancada na AR
Triste situacao essa para nossa oposicao
E o GUEBAS festeja ao som do batuque e da macaroca
Enfim é a realidade doa a quem doer
N foi por falta de aviso com certeza
Caro Professor o anónimo que diz lamentar o facto de que o MDM talvez não possa formar bancada mão mostra pena nenhuma, mostra apenas satisfação, o estilo é bué conhecido. Provocadores estão sempre em todo o lado.
Aviso da navegaçao nao faltou.
A Frenamo foi constituída apenas para sabotar o projecto do MDM.
So agora que Ivone Soares vem falar de sabotagem das celulas do partido no STAE?
Quando o MDM foi afastdo do processo eleitoral com apoio da renamo dentro da CNE, o Dlakhama mostrou-se muito alegre ao desembarcar na cidade de Maputo, chegando a dizer que havia falta de expriencia na arrumaçao da documentaçao desses novos partidos.
E agora?
quem é o grande perdedor no maiores circulos eleitorais?
é uma grande vergonha para a Renamo, uma grande tristeza para as populaçoes dessas provincias que sempre foram o braço da renamo!
Um quadro senior da renamo, já comenta por aí a ideia da importancia da unidade entre PDD,RENAMO, MDM.
Já o disse, e várias vezes de que:
Erros em Política pagam-se caro.
Nós continuaremos no nosso caminho com a liçao bem estudada do passado, vivemos o presente com clareza e cabeça fria olhando para o futuro.
Resultados do divorcio estao ai!
Acho bastante estranho que as abstencoes para as presidenciais e legislativas sejam diferentes em cerca de 10% se tomarmos em conta que normalmente o eleitor recebe os boletins e deveria deposita-los todos os boletins que recebeu. Acho que ninguem fica com o boletim no bolso depositando o outro.
Seria interessante perceber por que e que o eleitor vota nas presidenciais e se abstem nas legislativas. E o que e feito do boletim entregue ao eleitor e que nao usa?
O Conselho de Ministro condenou o discurso belissista de Dhlakama...Nao devia o mesmo Conselho de Ministros ter condenado, tambem, o pronunciamento do sr. Chipande. E preciso sermos coerentes e condenarmos todos os discursos e manifestacoes deste tipo venham eles de onde vierem. Nao se pode permitir que uns digam o que quiserem e outros sejam amordacados sempre que tentem desabafar. Ja antes ouvimos alguns deputados a dizer em pleno parlamento que fuzilaram presos politicos, ja ouvimos alguem a dizer que tem o direito de ficar rico de qualquer jeito, etc, etc mas infelizmente nem o Conselho de Ministros nem os famosos "analistas" tiveram a coragem de condenar.
Linette! Devia estar mais atenta aos meus pronunciamentos.
As "Linettes" e as "Ivones" ainda não viram qual é o caminho???!!!
Por muito que custe, por muito que doa.
Pragmatismo, precisa-se,
URGENTE
URGENTÍSSIMO.
Caro Bmatsombe, está completamente enganado.
As mulheres Mocambicanas estao bem representadas...
Sempre pensei que politicamente as Mocambicanas Isabel Rupia e Alice Mabote fossem as ultimas de Grandes Mulheres Mocambicanas.
Esta bem, fui um pouco machista, devia esperar mais delas...
Só resta um caminho para a Renamo e o MDM: a UNIÃO. O diálogo é mais fortes que a guerra. O centelhas do Dr. Aloni (passa a publicidade) têm estes e outras recomendações, que se a oposição desse uma vista de olhos saia a ganhar. Mas....
Um abraço
Senhores, como a nossa LEI já mostrou ser flexível, sugiro a criação do Partido da ABSTENÇÃO. Tenho a certeza que, mesmo não votando, poderemos alterar a Constituição, tornando a nossa República, numa democracia abstencionista!
Ah...segundo a STV (deve haver alguma lógica nisto) o MDM, se calhar, nem sequer irá ao parlamento, por causa da LEI. Justamente a mesma lei que tornou 40 círculos eleitorais em autênticos sovietes! A mesma lei que NÃO foi observada em relação ao presidente da CNE, que também é reitor do ISCTEM. Quo vadis Moçambique?
Mas onde é que andava esta gente toda que agora está a fazer barulho? Não viram nada? Ou acreditavam em milagres?
Parece-me que DESTA VEZ, o Viriato e umBhalane, afinaram, de acordo.
Nos assuntos internos.
Agora, quando entram Ocidente e Colonos, não é fácil.
Mas espero, que ao referir em tom jocoso este caricato, sirva de "lição" para o presente/futuro às "Linettes" e "Ivones" de Moçambique.
Para bom entendedor 1/2 palavra basta, costuma-se dizer.
Mas já foram ditas TODAS as palavras.
Mais claro???
A sabotagem das eleições começou desde o recenseamento. Concordo com Ivone Soares. Na altura parecia barulho, mas afinal se ia para mais longe: seguem as exclusões, enchimento de urnas, intencional anulação de votos, ... tudo que pode beneficiar a tão almejada vitória retumbante.
A sabotagem das eleições começou desde o recenseamento. Concordo com Ivone Soares neste aspecto. Na altura parecia barulho, mas afinal se ia para mais longe: seguem as exclusões, enchimento de urnas, intencional anulação de votos, ... tudo que pode beneficiar a tão almejada vitória retumbante.
"Mas onde é que andava esta gente toda que agora está a fazer barulho? Não viram nada? Ou acreditavam em milagres?"
Em milagres, penso que não.
Mas muitos, demais mesmo, acreditavam que estavam num Estado de Direito, muito ingenuamente, diga-se de passagem, já com 35 anos de experiência...
Acreditaram no bom funcionamento das "instituições"...
E mesmo em pleno terramoto, com escala 100 richter (>10,00), teimavam em fazer casas...
E, finalmente, mostraram que não conheciam o adversário, ou devo dizer "inimigo"!!!
Por isso tudo, Moçambique é conhecido, também+em, pelas cheias!!!
Choram muito, depois, mas antes não evitam de chorar.
Fazermos como, e o quê?
Caro Ricardo
Lei em Mocambique se usa para guilhotinar quem critica o poder. O meu caro amigo deve saber disso. Essa é uma das coisas que me arrepiam. Arrepiam-me saber que as leis mocambicanas estão feitas e são aplicadas em defesa do regime da Frelimo. Só da para nos lembrar que as coloniais eram também assim. É lamentável ver que muitos juristas se lembram em guilhotinar quem ouse criticar a Frelimo.
Meu caro Ricardo e os demais, os próximos momentos serão tenebrosos porque assistiremos todo o esforco por parte de juristas, administradores, directores, a imprensa e mesmo empresas privadas em ofuscar o MDM.
O que podemos esperar é que a lideranca do MDM, em particular, trabalhe arduamente e use os meios à sua disponibilidade para ter um contacto permanente com o eleitorado.
A propósito, quais eram os principais objectivos da Frelimo, Renamo e MDM nestas eleicões?
Linette e Ivone, para não pensarem que lhes ignorei, vai aí o meu abraco. Mas minhas amigas lembrem-se...!
Enviar um comentário