02 novembro 2009

(83) 02/11/09


Com o título "Desestabilização do país inicia quinta-feira" e antetítulo "Segundo antigos guerrilheiros da Renamo", o "Wamphula Fax" de hoje reporta que antigos guerrilheiros da Renamo iniciam quinta-feira uma "nova acção de desestabilização do país, na sequência dos resultados preliminares das eleições da passada quarta-feira". De acordo com o jornal, os guerrilheiros deram um prazo de três dias (a contar de hoje) ao governo para reflectir sobre o adiamento das eleições. O porta-voz do partido em Nampula, Arnaldo Chalua, é citado como tendo dito que se trata de uma decisão regional, mas que poderá "vir a ser replicada nas restantes regiões do país". A conferir aqui. Obrigado a quem me enviou o jornal via email.
Adenda: vamos a ver se, via órgãos de comunicação, vai haver reacção da Renamo a essa alarmante notícia.
Adenda 3 às 16:31: também o "O País", em trabalho de Sérgio Banze, chama a atenção para as críticas feitas por observadores internacionais da União Europeia, do EISA e da Commonwealth: "O problema começou, segundo o EISA, com a selecção dos membros da CNE da sociedade civil. “A transparência na selecção dos nomeados pela sociedade civil foi questionável, pondo assim em dúvida a integridade, imparcialidade e independência da CNE”. Quase todos os observadores aconselham a CNE a demonstrar mais transparência na administração do processo eleitoral. “Decisões devem ser explicadas atempadamente a todos os intervenientes sempre que necessário”. De forma geral, o órgão que sempre defendeu se primar por lei, conforme referem os observadores, atropelou vários aspectos legais manchando de certa maneira o processo deste ano."
Adenda 4 às 16:46: declaração preliminar da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia feita a 30 de Outubro, aqui.
Adenda 5 às 16:49: declaração preliminar do EISA, aqui.
Adenda 6 às 16:51: declaração preliminar da Commonwealth, aqui.
Adenda 9 às 19:43: apenas votaram 45% dos eleitores inscritos na província de Sofala (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).
Adenda 11 às 21:31: eis como "UOL" brasileiro vaticinou a vitória da Frelimo e de Guebuza: "(...) o partido do governo, o Frelimo, e o presidente Armando Guebuza, ex-general e rico empresário, devem conseguir a maioria."

12 comentários:

Viriato Dias disse...

Sou pessimista para não acreditar nesta história. O tigre não ameaça, mostra a sua tigritude. A Renamo só sabe ameaçar e não faz (ainda bem que não o faz). Ninguém estaria disposto a sair das suas casas para promover uma guerra desnecessária. O único remédio para Dhlakama é ele mesmo. Mais nada.

Um abraço

(Paulo Granjo) disse...

Que haja bom-senso por parte dos próprios e, sobretudo, que haja bom-senso por parte da liderança da Renamo, para pôr de imediato termo a ameaças como esta e à hipótese de alguém as tentar pôr em prática.
É o meu desejo.

Anónimo disse...

PROF.
A RENAMO não muda sempre depois dos pleitos eleitorais faz ameaças e numca vi em minhã vida eles realizarem os seus desejos.
Espero para ver acredito que não há nada e nem haverá
Mário Litsuri

Anónimo disse...

Verdade ou mentira, ponham esta gente na cadeia que eh o melhor sitio!

L

Joaquim Chau disse...

Para mim acho que o lider da RENAMO anda em crise mental. Considerando a hipotese pode-se esperar tudo nele: Vinganca ou engolir a vergonha das palavras que lhe escaparam da boca-tratando-se do deslize da memoria. No entanto seria indispensavel uma intervencao URGENTE de psicologos e psiquiatras para corrigerem a anomalia cerebral do "grande lider da opsicao."
...

Reflectindo disse...

A propósito da distribuicão de assentos, será que se usa ainda a barreira de 5 %?

xicoxa disse...

O tio Afonso é uma carta fora do baralho , ja n meti medo a ninguém como alguem disse neste blog é um leao s dentes e por isso cao que ladra nao morde.


E curioso como o tio afonso muda de discurso dum mn pra pra o outro, no dia da votacao diz que quem ganhar ganhou m parece que este discurso mudou pra vou incediar isto....tio dkacas tenha juizo.

tenho dito

Xicoxa

ricardo disse...

Trocando por miudos...e para que todos entendam o porque dos resultados tao desnivelados que estamos a receber a conta-gotas.

Estas eleicoes assemelham-se a um torneio de futebol todos contra todos a tres equipas (uma juvenil, uma senior e uma de veteranos). Para agravar, os arbitros de todas partidas, sao tambem os treinadores da equipa senior. Alem disso, os patrocinadores nacionais e internacionais apoiam uma equipa: A Senior. Excusado sera dizer que os melhores executantes sao tambem da equipa senior. Obviamente.

Naquilo que e um insulto a inteligencia do espectador, ate a FIFA mandou observadores para "avalizar" os jogos e, porque as regras da bola nunca foram violadas, entao o importante e registar que o espirito e a letra dos ideais da FIFA, quica Olimpicos, jamais foram postos em causa. Isso e que interessa. The show must go on, see you later, Mac!

Pois claro, quem foi ver os jogos, ja sabia quem iria vencer o torneio. E so la foi por militancia, nao se importando de dar o seu tempo e dinheiro mal empregues. Impossivel seria termos os juvenis a conquistarem o caneco.Numa partida de 90 minutos, perante os seniores, a condicao fisica torna-se no mais importante, apos os primeiros 15 minutos da partida. Por muito talentosos que sejam. Quanto aos veteranos, esses ficaram sempre confinados na sua grande area, num salve-se quem puder desajeitado...com pontapes para o charuto, acertando em alvos imaginarios e ate nos holofotes do estadio (um feito notavel, sem duvidas, mas inutil). Pois a idade nao perdoa...mais valia agora pensar em escrever livros sobre as glorias dum passado cada vez mais remoto. Isto e, se forem capazes...

Imaginemos agora se o nosso MOCAMBOLA fosse jogado nos mesmos moldes, valeria a pena ir ao futebol?!

Diga-me, caro leitor.

Ricardo

umBhalane disse...

"Imaginemos agora se o nosso MOCAMBOLA fosse jogado nos mesmos moldes, valeria a pena ir ao futebol?!

Diga-me, caro leitor."

Caro Ricardo

Digo que os estádios, os campos de futebol, estariam, ficariam vazios.

Mas não sei se já reparou que futebol, novelas, umas geladinhas, umas festinhas,...

tudo isso é muito importante, mais importante que o futuros de todos nós - afinal para que servem eleições?

Isso e mais a desmatação/derrube infernal das florestas, poluição de rios com mercúrio, HIV, raptos/tráfego de crianças, e de órgãos, linchamentos e feitiçarias/consequências, fome que rebenta, falta de mobiliário para as escolas insuficientes, saúde...cansei mesmo, e ainda falta muito.

Que importância têm essas coisas?

E há pessoas que gerem estas situações, e sabem bem como funciona a máquina mental do Povo.

Mas os "académicos", os letrados, as forças vivas, a sociedade civil, enfim,

as "elites"?

Onde estão elas?

Uma visão verdadeiramente nacional, supra-étnica, supra-clã/linhagem, precisa-se.

heyden disse...

Ele, Dlakama e sequazes, nao estao a amecar a frelimo, estao sim, a amecar o povo que nao lhe votou. Ele ja se apercebeu que a populacao nao lhe quer mais, e nao lhe querendo agora, jamais lhe podera querer, por isso tem que devolver aquele medo de guerra que o povo tinha e que lhe deu a ele muitos votos no passado. Desistabilizar infrastruturas ou decurso normal da vida da populacao eh lutar com a populacao. Quem quer lutar com guebuza e maquina dele, que se encontre com ele num Ringue. Nao pensem que Renamo esteja a brincar desta vez, podem estar a falar a serio porque nada mais tem a perder, portanto, podem enveredar por jogo baixo. Mas, claro como eleicoes houve, independentemente das irregularidades, a frelimo esta legitimizada a usar qualquer meio contra aquele que nao o reconhecer. O voto decide mais do que quaisquer outra emocao, por isso eh preciso fazer tudo por tudo antes para garantir que o voto tenho sido legitimo.

Viriato Dias disse...

Cavaco Silva, presidente de Portugal felicitou, ontem, Armando Guebuza pela vitória. O que não disse foi a situação causada pela CNE, onde esperava de Portugal, através do seu embaixador em Moçambique um pronunciamento oficial. Enfim, a política é um xadrez mais complicado de se jogar.

Um abraço

umBhalane disse...

25/06/1975!!!