09 outubro 2009

Nobel da Paz para Obama


O prémio Nobel da Paz foi atribuído ao presidente norte-americano Barack Obama. Confira aqui em português, aqui em inglês e aqui em francês.
Adenda: obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência em francês. Uma recordação: quando Obama estava em campanha eleitoral, este diário foi praticamente o único local em Moçambique onde ele foi reportado com regularidade. E, agora, é o primeiro no país a dar conta do prémio.
Adenda 2 às 19:19: em francês, Bruno Frappat escreveu no La Croix o seguinte: "A iniciativa é simpática e terrível. Simpática porque, decididamente, é difícil achar antipático o presidente americano. Terrível, porque ela cria deveres: trabalhar no sentido da paz, por definição, durante o resto do (s) mandato (s)." Foi Ricardo, meu correspondente em paris, quem me chamou a atenção para esse texto.

14 comentários:

Abdul Karim disse...

Parabens Obama.

Chauque disse...

sem comentário. parabens, o homem merece, nao que o Morgani não merecesse,mas so o facto de ser nomeado é um grande reconhecimento das qualidadaes pessoais em trabalhar para a manutencao da PAZ NO ZIMBABWE. YES WE CAN

Anónimo disse...

Dr. Sera que alguem consegue encontrar a RM via on line? Sempre que vou a pagina deste orgao, diz que est'a em construcao.
Alguem sabe o que estara a passar?

Carlos Serra disse...

Olhe, abri o portal e oiço a RM com nitidez, corre uma canção de Costa Neto. Veja bem como está a abrir, há um novo e mais belo design.

Unknown disse...

Obama mais uma vez esta de parabens.

Misete Cossa

José Chagas disse...

Obama, Nobel da Paz?
Muller, Nobel da Literatura?
Para estar completa a lista só faltou a atribuição do Nobel da Medicina ao Dr. Hafid Said que, na 24 de Julho perto da Versalhes, é o rei que trata trombose e que graças ao RIJAL ajuda a dar força para fazer amor por tempo prolongado.
Há os mínimos...

Anónimo disse...

PAREBENS AO OBAMA.

O homem merece.

E uma referencia (actual) e sera sempre fonte de inspiracao para muita gente no mundo.

Inacio Chire

Nipiode disse...

Obama esteve em meados deste ano no Gana. Extratozitos do seu discurso: Em primeiro lugar, devemos apoiar governos democráticos fortes e sustentáveis. (Aplauso.)Como afirmei no Cairo, cada nação dá vida à democracia de uma forma específica e de acordo com as suas tradições. Mas a história oferece-nos um veredicto claro: os governos que respeitam a vontade do seu povo, que governam pelo consentimento e não pela coerção, são mais prósperos, mais estáveis e mais bem-sucedidos do que os governos que não o fazem.Trata-se de algo que vai para além da simples realização de eleições – tem a ver com o que se passa no período entre eleições. (Aplauso.) A repressão pode manifestar-se de diversas formas e em demasiadas nações, mesmo aquelas que realizam eleições, são afligidas por problemas que condenam os seus povos à pobreza. Nenhum país cria riqueza se os seus líderes exploram a economia para se enriquecerem a si próprios — (aplauso) – ou se a polícia – se a sua polícia é passível de ser comprada pelos narcotraficantes. (Aplauso.) Não há empresa que queira investir num local onde o governo, à partida, retém 20 por cento dos lucros, — (aplauso) — ou onde o director das Autoridades Portuárias é corrupto. Ninguém deseja viver numa sociedade em que o Estado de direito é preterido a favor da brutalidade e do suborno. (Aplauso.) Isso não é democracia; isso é tirania, mesmo se de vez em quando se realiza uma ou outra eleição . E chegou o momento de pôr cobro a este tipo de governação. (Aplauso.)

Parabéns ao SENHOR Obama.

O G-19 vai fazendo pela vida, nesta perspectiva da "obamania".

Viriato Dias disse...

Um prémio merecido. Parabéns a Obama. Faltava um, também, a Mugabe, pela coragem e determinação. Para Mia Couto, um dia, quando o país lhe der a devida atenção. Repare que Saramago para receber o prémio nobel da literatura teve que sair de Portugal e ir viver para a Espanha.

Um abraço

Mausse disse...

Parabens Obama

Espero que pra a proxima o nosso bem amado JOAQUIM CHISSANO venca o Premio.


ja deu provas de ser um Homem de bem e de PAZ. o Mo Ibraimo foi um bom comeco que sabe para a proximo


Um abraco

Mausse

Maquiti disse...

Achei muito cedo, em 9 meses e tufá um prémio?

Não concordo com a preimiação.


M

umBhalane disse...

Concordo plenamente com Maquiti.

Há um idolatrar, um culto, um dogmatismo exagerado, em torno da figura de Obama.
Há que racionalizar as coisas.
Pese todo o valor que possui, representa essencialmente a lufada de ar fresco que veio trazer após a estadia do outro inquilino, de má memória, da casa branca, nem me lembro já do nome.
O mundo estava farto desses USA.

Este Nobel é um recado político do mundo para os USA.
É assim que eu vejo a questão.
Obama é um Venturoso – chegou à estação, com o comboio lá à espera.

Obama em 9 meses ainda nada provou.
Deu sinais muito positivos, fez algumas coisas, mas o seu parto, a sua gestação, é de 4 anos, e aí vamos verificar se o “bebé” é saudável, e se recomenda.

Agora, como habitante do planeta Terra, desejo o melhor para as políticas destes USA/Obama. Sinceramente.

Parabéns a Obama, o Venturoso.

Reflectindo disse...

Parabéns Obama

Porém, quero dizer que vem numa imprensa internacional Barack Obama a dizer que ele não se achava merecido ao Prémio por razões ditas aqui. Ele ainda não fez o suficiente para que lhe mereca estar ao lado de tantos outros. E ele diz: honestamente falando, não me sinto merecido de fazer companhaia a muitos que foram honrados por este prémio. E ele acha ser apenas um desafio para todos os países no combate à expansão das armas nucleares e mudancas climáticas. Ele acha também que o prémio seja uma maneira de assegurar a esperanca de uma lideranca americana compremetida a atingir o desejo das pessoas em todos os países.

Portanto, acho importante sublinhar-se aqui a honestidade de Barack Obama. Talvez este seja mais um bom exemplo para os nossos líderes.

AGRY disse...

“Parabéns Presidente Obama pelo Nobel, agora por favor ganhe-o”, por Michael Moore
http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=13767&Itemid=1
(não, não é uma provocação! Não é no unanimismo, que tanto se condena,que se oculta a panaceia dum mundo cada vez mais injusto)