01 julho 2009

Bonézando a vida

Muito rapidamente, o boné tornou-se num dos mais mais respeitados ícones do país. Momentos políticos, desfiles, inaugurações, seminários, quase não importa o quê nem por quê, não importa quando nem onde, não importam idade e estatuto, faça sol ou faça sombra, pontifique a noite ou trabalhe o dia, durmamos ou estejamos acordados, amemos ou não - lá está o boné, permanente, irreversível, intransponível. O jovem hip hop do Xiquelene e o kota da Sommerschield parecem pertencer à mesma plataforma social, essa uma das virtudes catárquicas do boné. De mini pára-sol e ingrediente desportivo, passou a símbolo vigoroso de novidade, juventude e irreverência, a utensílio a-classista, a magia globalizante. Literalmente transformou-se em espectáculo, em catch. Especialmente: passou a símbolo do excesso mundano. Naturalmente que o “Made in Mozambique” também esgrime o seu boné.

5 comentários:

Viriato Dias disse...

Acabo de ouvir, através da antena nacional da RM (on-line) o maior absurdo do ano: a ponte sobre o rio zambeze, que liga as províncias de Sofala e Zambézia vai ter o nome do actual presidente da República Armando Guebuza. Por amor de Deus, o que é que o presidente tem que ver com uma ponte? Já em tempos lamentei o facto do nome de Chipande ser dado a um magistério primário em Cabo-Delegado, para uma pessoa que não tem nenhum grau superior, tãopouco fez pela educação, ainda que fosse atribuido o seu nome a uma academia militar ou campo de treino.

Eu não sei para onde vamos assim!!!!

Um abraço

Anónimo disse...

esses bones sao mesmo, mesmissimos "mede in mozambique"??? ou a etiqueta interna diz made in china???

pode ser, hoje a china tem se tornado nosso orgulho.

o brasil tambem, as "ventoinhas" da LAM, produzidas no brazil tambem ostentam o "orgulho mocambicano-made in mozambique". ate os antiretrovirais produzidos tambem no brazil vao ostentar na embalagem "orgulho mocambicano-made in mozambique".

ate a multinacional Vodacom 'e "orgulho mocambicano-made in mozambique, desde que guebuza se tornou acionista!!!

isso 'e orgulho!!! nao tem nada haver com induzir o erro ao consumidor!!!!

pela lei do consumidor,aprovada pela AR,basta que "orgulho mocambicano-made in mozambique" tenha as instrucoes e/ou composicao escrita em portugues, que esta tudo bem!!!!

Anónimo disse...

Bem Chipande era professor rural antes de ingressar na Frelimo!

Anónimo disse...

Porque sera?

Devemos respeitar o consenso? Esta Ponte tem a dimensao nacional e nao apenas da vontade de um e de outro ao atribuir-lhe o nome. Esta ponte ultrapassa os interesses politicos-partidarios meus caros. Nao brinquem com os simbolos de massa? podem colher vento?

Porque nao atribuiram a ponte o nome de Joaquim chissano, Marcelino dos Santos, Graca Machel, josina Machel, Mario Esteves Coluna ou Jose Craveirinha!

Ou sera que temos todos que ascender a presidentes para atribuirmos nomes as infraestruturas? Foi a vontade do Ministro, do Presidente ou do povo?

Esta Ponte e apelidada da ponte da unidade nacional porque dela nao ser designada ponte Eduardo Mondlane ja que o mesmo foi obreiro da unidade nacional!!

Corremos o risco de termos nomes de apenas cinco pessoas para todas infraestruturas do pais!!!! Para onde caminhamos mesmo. A quem queremos agradar? Porque esta ponte nao ser designada ponte do zambeze como existe ponte do Tejo em Portugal. Recordo-me da recente ponte em Portugal Vasco Da Gama, lembro-me que sampaio e muito menos Guterres nao pretenderem seus nomes ai! Nao sera um nome numa ponte que imortalizara um homem numa nacao, mas sim o reconhecimento do povo, por isso muita calma nesta hora.

Para que sejamos justos tenhamos cautelas. Estamos em tempos eleitoias de verdade, queremos ser ministreaveis, bajular bajular bajular. Quem e o verdadeiro obreiro desta obra?

A duvida paira!
Os nomes dos rios se mostraram consensuias na atribuicao de nomes as universidades? (Unilurio, Unizambeze.... e entao....

Obrigado pela ponte da unidade.

Helder emilio disse...

Bem o povo deveria entender melhor a frelimo. frelimo e um partido com grandes artimanhas, sera q o presidente da republica nao vee q isso nao faz sentido? grandes herois foram e merrecem ainda serem lembrados, o q me custa acreditar e de saber q o governo nao considera o povo porque.. um governo sem povo nao e governo,

porfavor pelomenos considerem as ideias do vosso povo pra um futuro melhor