O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

27 junho 2008

O problema da tinta

Muito potencialmente (1) não votar hoje na presidencial onde apenas Robert Mugabe concorre e não exibir o dedo com a tinta comprovativa ou (2) votar em Morgan Tsvangirai (os boletins de voto estão em vigor), podem ser riscos no Zimbabwe hoje. Confira aqui. Entretanto, o presidente disse que iria ser magnânimo com a oposição em caso de vitória. Mas alertou: nenhum país pode ditar regras ao Zimbabwe, mesmo ao nível da União Africana e da SADC.

9 Comments:

Blogger Reflectindo said...

Alguém já analisou os comentários de João Machatine? Eu fiquei muito decepcionado ao ouvir o seu comentário pela RM da 23:30 ontem. Ele é mugabista e mostra-se pronto para coroar o rei da Mugabelândia

27/6/08 12:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Professor referiu um ponto muito importante.

Esta prova de participação no processo (a tinta indelével) será certamente "um dos maiores inimigos"daqueles que provavelmente decidirem ficar em casa.

Um auténtica arma de pressão de pressão e até perseguição política. Os que não apresentarem essa marca terão de justificar porquê. E está criado todo um clima psicológico de desamparo/ desprotecção da parte dos potenciais apoiantes do MDC.

A ver vamos o que se segue...quantos votaram...e em quem (não me admira nada que Mr. Mugabe saia com uma vitória retumbante...). Retumbante com os devidos parentisis.

Num jogo a partida viciado como este...dev-se esperar tudo menos seriedade.

Viram a boa disposição e jhovialidade do Mr Mugabe ao depositar seu voto esta manhã?

IC

27/6/08 2:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vejam o que diz a BBC

Comparecimento é baixo em 2º turno no Zimbábue - BBC


Urnas são abertas em desafio a apelos por adiamento do pleito
O movimento nas urnas é lento nesta sexta-feira, no segundo turno das eleições presidenciais do Zimbábue, consideradas pela oposição e vários países como uma farsa.
O líder oposicionista, Morgan Tsvangirai, está boicotando o pleito por causa da violência e intimidação sofridas pelos seus partidários. Seu nome permanece, entretanto, na cédula eleitoral.

Tsvangirai pediu aos simpatizantes de seu partido, Movimento pela Mudança Democrática, que não votem, a menos que tenham a vida ameaçada.

Há notícia de que até agora o comparecimento às urnas parece menor do que o observado no primeiro turno, em março, quando o candidato da oposição conquistou mais votos do que o presidente Robert Mugabe, que concorre à reeleição. Ele agora é o único candidato.

Em algumas áreas da capital, Harare, gangues de jovens leais a Mugabe estão indo de porta em porta para forçar os eleitores a votarem. O presidente já depositou o seu voto e disse que está otimista.

IC

27/6/08 2:43 da tarde  
Blogger umBhalane said...

"nenhum país pode ditar regras ao Zimbabwe,
mesmo ao nível da União Africana
e da SADC".

Ah, grande Mugabe!

Assim é que é!

Estamos desjuntos.

27/6/08 3:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A ver vamos quanto tenho este senhor se aguenta isolado, ou será que a diplomacia silenciosa vai voltar?

27/6/08 4:12 da tarde  
Anonymous Chacate Joaquim said...

Mugabe é mesmo muito usado! ao ponto de prefirir se afastar dos seus camaradas da SADC e União Africana...mesmo da vida dos próprios povo do Zimbabwe.

O senhor é um fracassado mesmo!...

Vamos ver

27/6/08 4:16 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

So agora pude reentrar na net...O detalhe da afluência interessa a todos nós. Alguém ter mais informação?

27/6/08 4:43 da tarde  
Blogger Reflectindo said...

Umbhalane, ouviste precisamente aquilo que ouvi do tal João Machitine que coordena um grupo muito duvidoso. Duvidoso no sentido de saber se na prática representa a Mocambique ou à Frelimo e Guebuza. O pronunciamento de Machitine merece uma análise profunda pois para que o escutou se indignou da sua postura.
Resta-me saber se dos observadores desta falsa eleicão alguém foi indicado pela Assembleia da República.

===========================
Chacate, pedia-te que criasse no teu blog, um cantinho para comentar.

27/6/08 5:24 da tarde  
Blogger Carlos Serra said...

Favor lerem a nova postagem sobre criação de riqueza no Zimbabwe.

27/6/08 5:28 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home