23 julho 2007

"Magazine": o problema do problema


Tal como ontem reportei, homens armados assaltaram a redacção do semanário "Magazine" e roubaram vários computadores.
Estamos, asssim, confrontados com um problema criminal aparentemente simples. Se esta simplicidade for aceite, o problema pode ter uma resposta assim: os computadores foram roubados para posteriormente serem vendidos.
Todavia, um computador é uma caixinha mágica complexa onde habita um coração chamado disco duro. No disco duro guardamos informação. E esta informação pode ser importante a vários níveis.
Então, agora, podemos pôr um problema ao problema. O problema do problema pode dar origem a esta pergunta: tem o roubo a ver com a informação guardada nos discos duros do "Magazine"? A pergunta tem subjacente esta outra: não é o "Magazine" um jornal agressivo, não é o Salomão Moyana, seu director, um jornalista crítico?*
E, já agora, neste campo de hipóteses, creio ser importante recordar uma série colocada neste diário há tempos a propósito do roubo de informação.
____________________________
*Outras duas perguntas maliciosas, encaixadas entre o problema e o problema do problema, poderiam ser assim feitas: por que roubar tantos computadores? E por que roubar computadores usados?

4 comentários:

Anónimo disse...

Creio que a onda de criminalidade atingiu proporcoes alarmantes. Por todos eh sabido, pena eh que nada ou quase nada tem sido feito.

Em relacao a este ultimo caso, parece-me haver uma "gang" especializada em roubo de computadores. Nao creio muito que se trate de roubo de informacao atendendo que uma boa parte dos computadores actuais possuem sistemas operativos com mecanismos de seguranca que inviabilizam a invasao pelos menos especializados em questoes informaticas. Se vermos que ha dias na polana foi assaltada uma loja de informatica, seria fundamental que as nossas autoridades verificassem a ligacao entre os eventos.

Entretanto, tenho-me vindo a sugerir que dever-se-ia pensar em elimar os mercados que fomentam a transacao destes e outros bens roubados. Ainda ha dias um amigo me falava que no ESTRELA vendiam laptops ha 10 mil MTn. E eram quase novos. Sera que as autoridades nao sabem disso? O mal corta-se pela raiz, e enkuanto os ladroes tiverem mercado garantido..VAMOS LA ROUBAR.

SP

Carlos Serra disse...

Obrigado pela informação, tenho a certeza de que é útil para todos nós.

Bayano Valy disse...

Uma vez é um mero acontecimento. Duas vezes é uma coincidência suspeita. Pode ser que seja verdade que sejam casos de roubos de computadores per si, sem que se tenha em vista a informação contida nos discos duros. mas quando deixam os televisores......

Carlos Serra disse...

Já saiu o comunicado do MISA, Bayano...