17 julho 2007

Erotismo bloguista em Moçambique (1)

A autora de um blogue erótico colocou-me ontem o desafio de analisar o erotismo bloguista moçambicano.
Evidentemente que eu nada sei disso, até porque não sou caminheiro das estradas blogo-eróticas.
Todavia, achei o desafio fascinante e ainda que por agora não tenha tempo para me pôr em campo estudando os mistérios do erotismo bloguista moçambicano, dei por mim a pensar que não deve ficar nada mal optar por desviar (digamos assim) a pesquisa para uma pequena série de notas despretensiosas, certamente provocadoras, mas passíveis de dar origem ao diálogo e, quem sabe, um dia, a uma real pesquisa. Mas notas, claro, com recurso a blogues eróticos, que lerei logo que possa.
E é nesse sentido que me interroguei - nesta forma de lançar a série que irei escrevendo, nesta curta introdução - sobre se poderia começar a resposta ao desafio feito tentando estabelecer uma relação entre (1) as síndromas de Stendhal e de Davi, (2) os estudos psicanalíticos de Freud e (3) as invenções do físico inglês Tim Berners-Lee (browser, links de hipertexto, protocolo de transferência http, URLs com os endereços dos sites e a teia gigantesca que ele baptizou com o nome World Wide Web).
Aguardem, tentarei proximamente saber como chegar ao meu objecto de estudo - o corpo - mediante tão estranha, tão bizantina tríade.
E até pode acontecer que reescreva isto tudo, a começar pelo título.

2 comentários:

Bayano Valy disse...

por acaso poderá ser uma boa reflexão. Também tenho estado a tentar perceber esse mundo, que penso que todos nós temos um pouco dele dentro de nós. Não foi por acaso que quando descobri o "momentos de vida" coloquei um link no meu blog. Agora em retrospectiva me pergunto porquê dei ao link o nome de litoral da literatura. Vamos falar sobre isso. Até amanhã no "linhamentos"

Carlos Serra disse...

Vamos aguardar. 0 "momentos-de-vida" consta tb dos meus elos e de outros bloguistas. E esse blogue fará, naturalmente, parte da modesta reflexão que hoje iniciei. Abraço.