19 julho 2007

Lizha James e a americanização da música maputense

Este trabalho é, quanto a mim, fundamental para se compreender a subversão rápida da nossa música - falo em especial da música popular produzida em Maputo -, o seu caminho para uma nova identidade hip-pop, fortemente americanizada, que na circunstância um certo apelo "oriental" (na dança e no vestuário) não consegue disfarçar. Tirando as infiltrações do "orientalismo", a capoeira brasileira e o recurso forçado à nossa bandeira (eventual tentativa para moçambicanizar o vídeo), no resto é como se estivessemos num bairro americano, embalados pelos DJs, pelos skates, dançando como o Michael Jackson e simbolicamente protegidos por aqueles "misters" de pinta avantajada e dominadora,sempe de charuto na boca e de garrafa de whisky na mão, que o nosso bem-amado Mc Roger tanto ama imitar.

4 comentários:

Aguiar disse...

Professor repare que o hip-hop americano tbem tem sofrido influencia da musica oriental. Este clip faz me lembrar, exactamente,o clip Truth Hurts - addicive - produzido por Dr.Dre em 2002. No Clip de Truth Hurts, a influencia oriental é jà perceptivel, na dança e no vestuario tbem. O ultimo grito da influencia oriental no RNB americamo é o clip da dupla feita pela norte-americana Beyonce e a colombiano-libanesa Shakira.

É caso para perguntar se alguem pode parar a influencia que os midia global exercem em contextos locais? Mesmo o hip-hop e o RNB americanos sao influenciados por sons e ritmos locais (orientais, latinos, africanos). é. ritmos locais americanos influenciados pela musica global, subversao do hip hop e do R&B americano? internacionalizaçao de ritmos locais? Subversao de ritmos tradicionais?

Aguiar disse...

excelente trabalho Prof. boa continuaçao;

Carlos Serra disse...

Obrigado pela sua contribuição. O fascinante é esta globalização que ao mesmo tempo fagocita os ritmos locais e os transforma em produtos mestiços.

Aguiar disse...

So uma pequena precisao? influencia oriental é perceptivel sobretudo na propria musica e na dança, no caso do clip de Beyonce e Shakira em particular e no hip hop, e R&B, em geral. Noa sei donde partiu a ideia, mas a introduçao dos sons orientais no hip hop esta ha ja algum tempo mto em voga, encontram-se os ditos sons tbem no hip hop francês e numa boa parte dos clips moçambicanos que o Prof. aqui postou, inclusive no remexe da dama do bling.