20 julho 2007

Identidade homossexual afirma-se em Moçambique

A identidade homossexual afirma-se cada vez em Moçambique e, especialmente, em Maputo. No passado fim-de-semana, mais de 120 homossexuais e lésbias reuniram-se numa festa e tencionam cimentar e ampliar os seus direitos. Um portal foi aberto na net. Enquanto isso, foi recentemente criada na África do Sul a Associação Internacional de Gays e Lésbias. O moçambicano Danilo Silva foi eleito presidente da associação a nível do sul do continente africano ("Savana" de hoje, 20/07/07, p. 5).
Este é um movimento social que enfrentará sempre grandes dificuldades para ser reconhecido. No nosso país, uma das críticas que recebe e receberá é a de que o homossexualismo não tem raízes africanas, que é importado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Professor, podera dizer-me, por favor, quais sao os pressupostos que levam a crer que o homossexualismo nao tenha raizes africanas?

Carlos Serra disse...

A posição não é minha...Leia, por exemplo, as minhas entradas de 16 de Outubro de 2006, de 26 de Fevereiro de 2007 e de 18 de Abril tb deste ano. Veja as várias posições, veja, por exemplo, a posição do Arcebispo de Maputo. E analise a posição de Robert Mugabe no Zimbábuè.

Anónimo disse...

okay Professor,
mto obrigado