30 março 2007

O resto do mundo com Gabriel



Há letras de canções que são admiráveis manifestos de intervenção social, que são extraordinários documentos sociológicos. Por isso, após re-ouvir hoje o rapper, compositor e escritor brasileiro Gabriel o Pensador num dos seus álbuns dos anos 90, decidi aqui recordar a letra do famoso "O resto do mundo".
___________________
Lembrai-vos de que existem neste diário vários entradas sobre música de intervenção social, a última das quais a 21 de Março a propósito de um trabalho da banda GProfam.

7 comentários:

Anónimo disse...

Hi, prof!

Tava aqui calminho a escutar o nosso Aly Faqui quando o teu, permita-me que o trate assim, comment on Gabriel o Pensador entrou no meu laptop. Realmente, faz muita diferenca entre aquilo que esse senhor canta e aquilo que cantam os outros MCs. Musica de intervencao, assim como cantam os nossos Estaca Zero, GProfam, Gorwane, Aly Faqui, entre outros e ponto. A proposito de Aly Faqui, extranhamente nao consigo enchergar porque cantos desse mundo ele nao se assume como uma das nossas referencias musicais! canta mui bem, tem uma voz tremenda e canta aquilo que nos percebemos...enfim, se calhar nao faz o lobby necessario. Por exemplo, se procurares o cd de um Mocambicano nas grandes montras, encontraras apenas os 'Moreira Chonguissa', 'Jimmy Dludlu' Gorwane, Kapa Deche, Mabulo e uma miscelania de musicas em um unico CD. Ao contrario, Os Ismael Lo, Angelique Kidjou, Richard Bona, Salif Keita, Youssou N'dour Jonathan Butler, Jabu Khanyile, Moses Khumalo, Cesaria Evora, Manecas Costa, Tito Paris, Waldemar Bastos, Eneida Marta, Femi Kuti, e outros grandes senhores andam aos pontapes. Os nossos verdadeiros musicos, ao inves de morderem-se, deverao preocupar-se em globalizarem-se porque cantam tambem muito bem!!!

Carlos Serra disse...

Consegue mandar-me uma boa letra do Aly Faqui?

Anónimo disse...

Acabo de chegar a casa! infelizmente nao tenho nenhuma letra de Aly Faqui em mao. However, vou fazer questao de rapidamente compartilhar contigo muito de bom que esse rapaz do litoral de Mocambique tem cantado!

Kindest Regards!

Carlos Serra disse...

Aguardo então...

ninozaza disse...

O Gabriel Pensador é simplesmente fenómenal já agora recomendou que nesse mesmo albúm cuja capa esta postada aqui no blog oiçam a faixa numéro 5 com o titulo "Pra onde vai você" retrata a violência e as imensas mortes provocadas por ela.
Num dos seus ultimos albúns intitulado nádegas a declarar tem faixa com o titulo Brazuca também recomendo a ouvi-la uma grande critica social.
Oiço o Gabriel o Pensador e acho-o um verdadeiro critico social.

Carlos Serra disse...

Vou seguir o seu conselho!

Anónimo disse...

ADORO O GABRIEL PENSADOR...ELE É MUITO DEZ..MUITO CABEÇA...FANTÁSTICO!!!!

OBRIGADA POR LEMBRAR DO NOSSO BRASIL.