23 março 2007

Por que não se declara luto nacional?


Morreram muitas pessoas, muitas outras estão fisica e psicologicamente feridas devido às explosões no paiol das Forças Armadas em Maputo.
Por que não se declara luto nacional?

2 comentários:

Anónimo disse...

Elísio Macamo sempre insistiu nos critérios usados na nomeação dos nossos dirigentes. Quando começaram as explosões, a STV entrevistou em directo o porta-voz do Ministério da Defesa, Joaquim Mataruca. Este pediu calma às pessoas, no momento em essas, as pessoas, viam as suas casas a arderem, os seus filhos em debandada, familiares a gemerem e outras a morrerem. Que calma? Ademais, o jornalista Jeremias deu-lhe tempo para aconselhar as pessoas em pânico sobre o que deviam fazer naquele preciso momento e disse: saiam dos prédios, fiquem aglomerados ou em abrigo". Cerca de duas famílias, no bairro J. Demitrove, seguindo o aconselhamento de Mataruca apinhara-se e o obus matou-as em aglomerado.
O ministro disse: por favor mantenham as janelas fechadas, as pessoas obdeceram e quando explodem os obuses as casas não libertaram o ar e as janelas partiram-se. Ninguem, o ministro e o seu porta-voz, que as pessoas deviam procurar abandonar os edifícios e concentrarem-se em lugares abertos. O povo teve que adivinhar aquilo que a Defesa devia dizer-lhes. É deprimente. Estive no terreno e nenhum soldado foi mobilizado para digirir as pessoas, principalmente crianças.

Anónimo disse...

Mataruca está muito nervoso! Está a mentir para o povo quando diz que já está em obras um novo paiol. Grande debate que a Bordina está a conduzir esta tarde. Tanto o coronel, como o Mataruca não consegue responder às perguntas profundas da apresentadora: STV-que está sendo feito agora_
(Coronel)-Estamos a fazer grande trabalho
STV-que é grande trabalho
Coronel-estamos no terreno a tentar identificar as causas do incêndio.