21 fevereiro 2007

Cumbe cria um partido

O número dos nossos partidos polítios cresce.
Assim, Leonardo Cumbe, antigo oficial das Forças Armadas, que sabe estarem próximas as eleições, criou um partido, que se deve apresentar hoje na capital e que se chama Partido Unido de Moçambique da Liberdade Democrática. Entre o leque dos seus objectivos, está a luta contra a pobreza. O criador disse "não estar contra o partido no poder." E afirmou: “Todos nós nascemos do partido Frelimo”.
Acredito que Yá-Qub Sibindy terá em Cumbe um fiel aliado.

23 comentários:

Egidio Vaz disse...

Entao Professor, nao ve o dinheiro a espreitar? O dinheiro da CNE, esses e que mais importa.

Anónimo disse...

Mano Egídio Vaz,
Que tal criarmos um partido político, à semelhança do que acaba de fazer o Sr. Cumbe? Isso, meu irmão, não é irracional. A mola da CNE deve animar.

À semelhança do "camarada" Cumbe, podemos nos declarar, à partida, como nada tendo contra o partido Frelimo, dado que ele é uma espécie de pó, do qual todos nascemos.

O que acha, mano? Há por aí uns jovens que conseguiram ter dinheiro para comprar casas, com recurso aos tristes fundos, e que até são, quase todos, técnicos superiores.

Pensa nisso, mano. Podemos até pedir conselho ao mano Edson Macuácua. Seria, o nosso, qualquer coisa como PARTIDO PARA A SALVAÇÃO DA JUVENTUDE MOÇAMBICANA. Acho que essa ia agradar o partidão da "Pereira do Lago", dado que a OJM está como está: moribunda.

Espero teu sinal, mano...

Carlos Serra disse...

Os nossos políticos revelam sempre uma excelente oportunidade de serem oportunos oportunamemte....Forte abraço, Egídio. A propósito: você faz um notável trabalho nos seus blogues. Parabéns.

Carlos Serra disse...

Vamos a isso, Ericino! Podemos criar desde já um nome: Partido Oportunamente chegado à Oportunidade da Mola Benfeitora (POOMB). E podemos coligar-nos ao Neves Serrano. O que acha?

Anónimo disse...

Caro Prof. C. Serra,

Aprovo a ideia. Fica POOMB. Se nos coligarmos a Neves Serrano estaremos em melhores condições de singrar, oportunisticamente falando...

Precisamos é de um bom assessor político. Avanço aqui um nome: Miguel Mabote.

E temos que avançar rapidamente, dado que tudo indica que teremos eleições este ano (as primeiras provinciais), em 2008 (as terceiras autárquicas) e em 2009 (as quartas presidenciais e legislativas).

Tudo por um Moçambique Oportunamente Oportuno

Carlos Serra disse...

Desde que Mabote traga o seu capacete de mineiro e desembarque de um mercedes como em 94.

Egidio Vaz disse...

Ja esta. Eu sou o membro Numero Tres
Viva(POOMB)!
Partido Oportunamente chegado à Oportunidade da Mola Benfeitora

Carlos Serra disse...

Mas ainda não temos programa. Que programa devemos ter nos planos nacional e internacional?

Carlos Serra disse...

Ericino e Egídio: esta coisa do nosso partido é mesmo coisa séria. Em termos de programa, parece-me claro que o combate contra a pobreza absoluta e contra o HIV/SIDa precisam entrar. No programa internacional, devemos, creio, lutar pela solidariedade com todos os povos e pela igualdade do género mais a luta contra a poluição universal. Não temos ainda dinheiro, mas precisamos organizar o primeiro congresso e reforçar o apoio das bases, que nos reclamam. Teremos de ver a sede e as alianças, claro que uma aliança com o Sibindy é o ideal. Podemos marcar a conferência de imprensa para amanhã mesmo, no Hotel Polana, Sala Bazaruto. O Egídio fica presidente, o Ericino vice-presidente e eu o conselheiro político para as eleições legislativas, municipais e presidenciais. O que acham?

Egidio Vaz disse...

Mas falta uma coisa muito importante: O EMBLEMA, O HINO. PELO menos a Bandeira. Que símbolo iremos apresentar? Pangolim, que trás boas notícias já está com o PDD; o tambor e a maçaroca, com a Frelimo, e nós?
Deverá ser um animal (vertebrado ou invertebrado) planta (anfíbia ou não?) ou orgãos humanos (como dedos, mãos ou pés?).
Vamos pensar rápido. Apenas nos faltam pouco menos que 12 horas!

JCTivane disse...

Com a vossa permissão, fico chefe da contabilidade, mas apenas eu posso movimentar a conta do partido, muitas mãos causam problemas. Tenho dito.

Carlos Serra disse...

Não, Senhora Esfinge, não sei o que pensam o presidente do partido e o vice-presidente, mas OMM já existe e é do partido Frelimo. LFR também não pode ser, pertence à Renamo. Proponho "Estrutura da Mulher Moçambicana Completa" ou, ainda, "Mulher Moçambicana Contra a Pobreza Total". Nem pense nisso, Sr. Tivane, se o presidente e o vice-presidentes aceitarem a sua candidatura, o manuseio da conta obriga a dupla assinatura, a do presidente do partido e a sua.

Carlos Serra disse...

Egídio: problemas que exigem reflexão profunda, sem dúvida. Quanto ao símbolo, proponho a chita, o animal mais veloz do mundo, como sabe, a velocidade até à mola pode atingir 200 km/hora. Acresce que é um animal elegante. Pode propor algo sobre o hino e a bandeira?

JCTivane disse...

Os senhores desconfiam de mim?

Carlos Serra disse...

Sabe, Senhor Tivane, não é desconfiar de si, mas é tomar algumas precauções para não sermos mal vistos pelo BM e pelo FMI. Precisamos, contudo, da posição do presidente Egídio. E do Vice-Presidente.

Carlos Serra disse...

O presidente e o vice-presidente do nosso partido precisam de emitir uma opinião.

Anónimo disse...

Há lugar para mim? Distribuem cartões de membros? Paga-se quotas? Onde fica a vossa sede?
(AjF)

Carlos Serra disse...

Isso só o nosso presidente pode responder, entre nós a democracia funciona dessa maneira. Viva o POOMB!

chapa100 disse...

porque nao gosto de ficar atras, acho que vao precisar do secretario para desinformacao e desmoralizacao, sou candidato. e tenho perfil invejavel: falo russo, portugues, frances, portunhol, ingles e chines.sou tambem especialista em pedidos de apoio.

Carlos Serra disse...

Estou certo de que o nosso Presidente logo vai apoiar, precisamos de quadros preparados, para não fazermos como Sr. Leonardo Cumbe que até bandeiras pede aos compatriotas!

Anónimo disse...

Viva ilustres,
Assumirei, com responsabilidade, as funcões de vice-presidente do POOMB.
NB: Andei longe da net, resolvendo problemas de pão e manteiga, doutro lado de Maputo.
ES

Carlos Serra disse...

O Presidente ainda não se pronunciou...

Anónimo disse...

Oi pessoal a o projecto é impressionante...
Com a vossa permissão, posso assumir a logística?
Daniel Maposse (DC)