"Dado que a China instituiu um embargo ao corte das suas próprias florestas nacionais em 1998, a produção de madeira doméstica reduziu-se a metade, de 80 milhões m3/ano para 40 milhões m3, e em 2002 o déficie estimou-se em 60 milhões m3/ano. Para responder a essa procura, a China tornou-se no maior importador de madeira do mundo (...) O principal interesse da China é em toros (...)" - do relatório de Catherine Mackenzie. Veja as múltiplas entradas sobre a exploração de madeira na Zambézia e em Cabo Delgado.
___________________________
Entretanto, em Novembro do ano passado o Presidente Guebuza foi citado pela AIM como tendo descartado em Beijing "as alegações de que, agora, a China está a tentar aproximar-se mais de África, por estar interessada nos seus massivos recursos naturais."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário