23 fevereiro 2007

Brazão Mazula


Vou dividir esta breve texto em duas partes. Na primeira falarei do Mazula cientista; na segunda, do Mazula gestor e, aqui, apenas farei referência ao dossier UFICS.

I
Na história da Universidade Eduardo Mondlane, Mazula ficará certamente registado como professor e, em particular, como cientista que escreveu livros. Nos anos 90 eu disse publicamente que ele era o único reitor que se afirmava escrevendo livros. Não me enganei, ele continuou a escrevê-los. E certamente continuará a escrevê-los. Merece, por isso, o nosso profundo respeito, respeito dos colegas, dos funcionários e dos estudantes.

II
No seu papel de gestor (palavra provavelmente inadequada), várias coisas podem ser tidas em conta. Mas aqui apenas me vou referir ao dossier UFICS em 1999/2000.
Quando, no bojo do conflito que opôs direcção e docentes da ex-UFICS ao reitor Mazula (excluo considerar as causas do fenómeno), aconteceram dois fenómenos para mim muito penosos.
Por um lado, uma forte campanha racial contra vários docentes dessa então faculdade, com o Sr. Wehia Ripua, presidente do partido PADEMO, salientando-se, a esse propósito, no semanário "Demos", semana após semana. Professores, dos mais antigos da UEM, foram sistematica e humilhantemente atacados sem que Mazula fosse capaz de ir em seu socorro.
Por outro lado, um amplo investimento no tratamento da imagem pública de Mazula, com o boletim BIUEM servindo de veículo regular e regularmente distribuído por toda a comunidade universitária.
______________________________
Tentarei ainda esta noite escrever aqui sobre eleições e mandato dos reitores.

3 comentários:

ninozaza disse...

A saida de Brazão mazula peca por ser tardia, fui estudante da ex-Ufics e afirmo com conhecimento de causa que após a greve a qualidade de ensino naquela unidade teve um declinio vertiginoso.

Carlos Serra disse...

Creio que tem razão no concernente à queda vertiginosa da qualidade, fenómeno que o próprio Elikia M´Bokolo observou. Ele e estivemos uma vez reunidos com docentes da UFICS na altura da greve.

Ler o Mundo História disse...

Olá Carlos Serra, seria possível contato com o professor Brazão Mazula, precisaria fazer uma pesquisa com ele para a FEUSP.
abraços
Conceição Oliveira
por favor entre em contato se possível por mail afrodite.fro@gmail.com