19 fevereiro 2007

Ainda sobre a sucessão de Mazula


Hoje, o Canal de Moçambique, a Imensis, o Diário de Notícias e a estação televisiva STV referiram-se à sucessão de Brazão Mazula, actual reitor da Universidade Eduardo Mondlane.
O Diário de Notícias até me colocou como reitorável, mas descartável...Credo, logo eu, um completo prof-jeans!
Entretanto, circulam mensagens nos celulares, ventilam-se reitoráveis, existe um interessante clima de debate.
Espero mesmo que possamos mesmo ter uma reitora! A ver vamos.
_____________________
N.B. - Quando aqui escrevi sobre a depredação das nossas florestas e postei uma carta nesse sentido ao presidente da República, surgiu a concepção de que eu estava ao serviço de um tenebroso plano nacional e internacional para contrariar a presença chinesa. Espero que desta vez, na segunda carta ao presidente e a propósito da minha proposta de nomeação de uma reitora ao fim de quase 32 anos de reitorado masculino na Universidade Eduardo Mondlane, não surja a acusação de que estou ao serviço de um tenebroso plano nacional...anti-masculino.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda sobre a carta ao Prof Serra ao Chefe de Estado:
1. A carta surge dias depois da reuniao do Conselho Universitario ter tomado conhecimento do Prof Mazula de que ele estava de saida e que era preciso criar-se uma comissao para propor reitoraveis. Pq precisou de esperar ate este anuncio?
2. Prof Serra sabe que a UEM tem orgaos para fazer propostas. Porque "salta as estruturas" para se dirigir ao Chefe de Estado? Despreza-as?
3. Alguem comentou que a Prof Ines seria uma escolha. Prof Serra sabe que ela nao qualifica porque esta na comissao mas nao tratou de esclarecer o assunto. Sera propositado?
4. Prof Serra devia ser exemplo de etica e deontolgia profissional para os mais jovens. Ou esta publicitando-se de que "estou aqui ou esta aqui aquele que apoio"?
5. Finalmente, nao estaremos perante o diario de um politico?

Anónimo disse...

Tantas insinuações e acusações que por aqui andam. Tanto ressentimento que sinto no ar. Mas que sacrilégio acaba de ser cometido neste "saltar das estruturas". Por amor de deus Sr. Carlos Serra, não abuse do seu pleno direito como personalidade pública e intelectual que é, para não mencionar a mera liberdade de expressão e de opinião que todos temos. Este último post indignado de respeitável e honorável anónimo deixou-me perplexo pela sua eloquência. Vamos todos fazer já uma marcha a favor desta teoria de conspiração. Que vão os mais jovens pensar e fazer agora pergunto eu? Francamente.

PS: Caro colega anónimo, não será você membro dos orgãos responsáveis pela nomeação? Gostava imenso de conhecer um.

JCTivane disse...

Não temos ainda condições para termos mulheres reitoras. Mais acontece que muitas vezes as mulheres são focos de intrigas. Tenho dito, mesmo que nãom oiçam.

Anónimo disse...

Tenho ouvido comentários dizendo ora que não é necessário sugerir que uma reitora governe a uem ora que há coisas mais importantes a ter em conta. O problema é que por vezes os hábitos estão tão fortemente enraizados que nem percebemos que a nossa maneira de pensar é patriarcal. Ora eu pergunto: qual a razão de não se pedir que o presidente nomeia uma reitora?
(uma leitora)

Carlos Serra disse...

Mas ó Gabriel, por acaso eu respondi? Abraço sem ossos do ofício!

Anónimo disse...

Caro professor, na esteira do assunto sucessório, por que não ampliar o debate propondo eleições diretas para os cargos diretivos das universidades públicas? O voto direto da comunidade acadêmica concederia legitimidade ao Reitor e aprofundaria a luta pelo aprimoramento da democracia em todas as instituições de Moçambique.

Anónimo disse...

A participação de intelectuais no processo democrático em Moçambique não é menos problemática e este é o sinal. Mas o pior é se há agressão verbal entre os mesmos intelectuais. Se se achar que há algo de “errado” porque a carta foi dirigida ao Presidente da República e não ao colectivo de direcção, não vejo razão dum discurso agressivo, uma vez que a carta é aberta, sendo assim do conhecimento de todos. O colectivo de direcção e o PR podem ter em conta esta opinião/observação ou não.

Não será agressão desnecessária falar de abusos quando a pessoa está a abusar o anonomato?

Eu penso que uma contribuição muito boa é aquela que o Egídio Vaz faz porque sugere e argumenta. A observação do Tivane é melhor no sentido que ele deixa clara a sua opinião em relação à mulher em geral. Eu pessoalmente sou pela igualdade entre homens e mulheres.

António

Carlos Serra disse...

Leiam a minha mais recente postagem. Abraço!

Carlos Serra disse...

Ó Gabriel...Você não se identifica? Um abraço não anónimo.