11 fevereiro 2008

Protestos populares em Chokué, Bobole e Marracuene

Segundo a estação televisiva STV em seu noticiário das 20 horas, um jornalista sénior e o director do "Magazine Independente", Salomão Moyana, ambos por mim contactados há momentos, registaram-se hoje protestos populares contra o custo de vida em Chokué (envolvendo transportadores e populares), enquanto que em Bobole e Marracuene a polícia impediu manifestações do mesmo tipo. São zonas não muito distantes de Maputo. Em Chokué houve confrontos com a polícia e registaram-se 1 morto e cinco feridos.
1.ª adenda às 20:34: a STV prometeu fornecer mais informação em próximas edições.
2.ª adenda às 20:39: a Rádio Moçambique não fez qualquer referência aos eventos no seu noticiário das 19:30.
3.ª adenda às 21:24: falta agora saber se existe um nexo causal entre o 5 de Fevereiro e este 11 de Fevereiro nas três zonas mencionadas.
4.ª adenda às 21:27: um elemento fundamental a ter em conta e a analisar nos protestos populares é o celular, a possibilidade de passar rapidamente informação, de mutualizar empatias.
5.ª adenda às 22:12: uma arreliadora avaria no meu modem obrigou-se a atrasar muita coisa, entre a qual a leitura dos emails. Alguém enviou-me um a dizer que no Chokué o preço do pão foi motriz no protesto popular.
6.ª adenda às 23:33: a Rádio Moçambque reportou finalmente (último jornal das 23:30) que houve manifestações - a que chamou "tumultos" - de pessoas protestando contra o elevado custo de vida em Chocué. Escolas e estabelecimentos comerciais fecharam. Queimaram-se pneus. O governador de Gaza, falando em "manifestação violenta", afirmou que os manifestantes tinham armas. Sete pessoas forem detidas.
7.ª adenda às 23:35: no mesmo noticiário, o governo de Maputo afirma, em comunicado, pretender diminuir a instrumentalização (sic) das crianças em protestos sociais. A governador Rosa da Silva dá amanhã início a um programa de sensibilização nesse sentido.
8.ª adenda às 6:15 de 12/02/08: o "Notícias" de hoje faz referência aos acontecimentos. O mesmo fez a Rádio Moçambique no seu noticiário a partir das 6:00.
9.ª adenda: um porta-voz da polícia em Chokué diz estarem detidos 16 pessoas de um grupo de "agitadores" que ontem, segundo a Rádio Moçambique, provocaram tumultos (sic) ontem (sic) (Rádio Moçambique, às 06:41).

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite, Ilustre!
A situaçäo dos levantamentos populares em Moçambique jamais será imoblizado. Enquanto o Governo näo dar respostas a altura dos problemas das massas, dificilmente teremos paz em Moç. Ja Basta e, muita força a todos nós considerados de Marginais pelos Orgäos Informativos de Estado. Orgäos esses que mantemos a custa dos Nossos Impostos...

Aquele abraço fraterno.

Anónimo disse...

Réplicas do terramoto social do dia 5? Oportunismo? aguardo seus doutos comentários. é sem dúvida um momento díficil para o país. Espero que os nossos políticos consigam entender e interpretar os sinais... não é hora de errar nas soluções.