24 julho 2009

Dhlakama pede novo recenseamento

Depois de Armando Guebuza da Frelimo e Deviz Simango do MDM, foi agora e hoje a vez de Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, apresentar no Conselho Constitucional a candidatura a presidente da República nas eleições de Outubro. Afirmou de forma veemente que era imperioso fazer um novo recenseamento eleitoral, dado ter havido inúmeras regularidades naquele em curso (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30).

12 comentários:

El Patriota disse...

Ilustre mestre Serra

Eu acho que essas afirmacoes estao mais uma vez ligadas as papagaidas rotineiras do pai da democracia. Sabe eu ate fico preucupado quando ele esta de boca calada. O que seria da nossa democracia sem os bla blas do numero 1 da Renamo? Obvio nao teria graca como o carril sem sal.

Anónimo disse...

PROF.
Acho que o leader tava com a consciencia fora do lugar

umBhalane disse...

Afonso Dhlakama até tem muita razão.

Só que falou, denunciou demasiado cedo nas irregularidades do censo.

Essas coisas fazem-se apenas 24 horas antes do acto eleitoral!!!

Viriato Dias disse...

Concordo com a opinião do "desaparecido" umBhalane, a razão, neste caso, está nos pés do líder da Renamo. Fala-se de recenseamento na diáspora, pelo menos na minha cidade, ainda não chegou nenhuma brigada, para além de acompanhar pela imprensa moçambicana que o processo está a causar contrangimentos ao STAE e não só, aos eleitores em geral. Às vezes temos que deixar de lado as motivações políticas para fazer valer a razão das ideias.

Um abraço

Anónimo disse...

Nao sejamos injustos!
O Presidente da Renamo tem toda a razao.
Há zonas da sua influencia que ainda nao foram recenseadas!
Ha graves irregularidades neste recenseamento.
A frelimo continua a fazer as suas manobras!
O tio Afonso tem razao!
zeca

Nunoamorim disse...

Esse Dlakama é uma comédia,
Encenou um congresso politicamente mal simulado. Dos 5000 delegados inicialmente previstos só participaram 300, dos quais a maioria era de Nampula. A bancada parlamentar esteve ausente, algo que não acontece num partido que se preze. A organização e convocação do congresso foi uma cosmética. O escrutínio dos delegados ao congresso foi clandestina. A eleição de Dlakama como candidato foi uma simulação para o boi dormir, pois antes da sua eleição já tinha recolhido as assinaturas e preparado todo o seu expediente para entregar o conselho constitucional, colocando claramente a carroça em frente dos bois. Alias, não foi por acaso que quem apresentou o outro candidato foi o próprio Dlakama.

Será que em 2 dias ele conseguiu recolher as 200.000 assinaturas e todos outros documentos exigidos pela lei?

Agora diz que existem sondagens na internet que lhe dão 49% dos votos. Será que alguém já teve acesso a tais sondagens?

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Meu irmão Wakuichinga,

Que Dhlakama tem MUITA razão é indiscutível. Tudo aponta que o actual recenseamento eleitoral foi ruim. O próprio director-geral reconheceu. O Luís Gouveia da Renamo já falou e muito bem sobre o problema. Diz-se que se submeteu à PGR e está não está até aqui a agir para depois do dia 29 de Julho dizer o quê? Com certeza já será o discurso habitual.

Acho que o que temos que discutir é a forma como Dhlakama coloca as questões. Aqui está o problema pelo qual ele não podia ficar 5 meses em Nampula. Isso não faz um líder de um partido político mas sim um guerrilheiro. Claro, quem diz Nampula, diz mesmo em Maputo na sua casa. Outro erro do Dhlakama em problemas sérios é pensar fazer as coisas à la Roma - falo do Acordo Geral da Paz. Ele acha-se o único interlocutor da Frelimo. O homem que não precisa dos outros partidos da oposicão, da sociedade civil, dos académicos, dos jornalistas, etc. para pressionar o governo da Frelimo. Isso agrada a Frelimo. Nesse sentido, desconfio que ele receba algo da Frelimo. Agora que ele tem certeza que Presidente da República nunca será e somente viverá dos assentos na Assembleia da República, Dhlakama que poderá ele mais fazer?
Ora vejamos, para além das brincadeiras do recenseamento eleitoral mal feito, estão quase todos (lideres) partidos da oposicão, até os "implicitamente" aliados da Frelimo, Sibindy e Mabote, a queixarem-se dos agentes da Frelimo (secretários e administradores) que criam barreiras para atestados de residência dos candidatos a deputados. Mas Dhlakama se deixa aproveitar porque não procura se unir àqueles, a nós todos para uma voz colectiva e forte.

Espero mesmo que a 28 de Outubro seja o fim da bipolarizacão da democracia em Mocambique.

O amigo Viriato conta essa situacão do recenseamento no exterior e eu postei no meu blog que 10 dias, só perto de 600 haviam sido registado...

Dificilmente me convenco com as justificacões porque sei que quando é recenseamento geral da populacão, não há problemas...

UmBhalane, quando se vai de férias não se despede?

Meu abraco a todos.

Viriato Dias disse...

Nuno Amorim,

Acredito eu que não convém chutar num animal politicamente morto. É um facto, por outro lado, que o processo de recenseamento está a ser um fiasco, tanto no país como no estrangeiro. O que deve vir a racionalidade não é o que Dhlakama disse ou deixou de dizer ou fazer, não, nada disso. O que tem que ser feito é encontrarmos uma solução para o problema. Este diário é visto por muita gente quem tem uma palavra a dizer no país, e não nos custa nada avaliar a situação actual deste falhanço, nós que somos a voz do povo! Quanto a mim o recenseamento deve ser prorrogado para mais alguns dias para permitir que uma boa parte dos eleitores sejam recenseados. Mais vale um trabalho aturado mas bem feito do que um improviso!

Um abraço

Anónimo disse...

DLAKAMA está perdido.
Mas tambem e verdade que continua a ter compatriotas que gostam da maneira como ele gere a sua imagem. Ele representa uma faixa importante da moçambicanidade. J.Chissano sabia entrete-lo dando valor tudo porque não interessava para a paz uma figura desta dimensao com os nervos descontrolados e as consequencias....
Um louco pode arrastar ate os mais lucidos para um precipicio. Atencao que o exercito de desempregados cresce e fertil para Dlakama estimular os de barriga vazia. Chissano sabia o que fazia. ou não?

Anónimo disse...

Perdido e louco está vc camarada deixe de insultar e de fazer isso de forma anónima.

Reflectindo disse...

Houve temas anteriores em que se devia falar de congresso da Renamo, querendo-se. Eu distanciei-me a discutir sobre isso porque não tinha nada a ver. São questões internas da Renamo ainda que isso não tenha implicacões no governo.

Não questiono a questão de assinaturas para Dhlakama porque o Nuno Amorim não traz algo que sustenta as suas alegacões como aquelas como a Renamo traz ao caso acontecido em Alto Molócuè.

Aqui seria claramente muito útil se falassemos dos problemas do recenseamento. Estao sendo relatados em todo o lado.

Reflectindo disse...

O tal anónino com adjectivos do seu gosto e sem ter relacão com o problema que Dhlakama apresentou, devia ter se apercebido que procuramos discutir problemas do país sem preconceitos. UmBhalane, Viriato e eu Reflectindo não temos caracteristícas de quem vivem pela Renamo/Dhlakama.