17 outubro 2007

Carta para o Senhor Ministro das Obras Públicas e Habitação, Eng.º Felício Zacarias

Senhor Ministro
Tenho o costume de escrever cartas aos governantes quando sinto que a minha alma isso exige. Já o fiz por diversas vezes para o Presidente da República, já o fiz para outros governantes, agora é a sua vez.
Sensatas vozes me têm feito chegar, veja lá, o tom cauteloso do povo: não vale a pena. Mas, herdeiro do Zambeze que sou, Ministro, adquiri desde pequeno a virtude de caminhar para a foz. Por isso escrevo. E escreverei sempre.
Qual o assunto, tal como se pergunta nos corredores oficiais da burocracia? O assunto, Ministro, é a saúde da nossa ponte Samora Machel, lá em Tete, sobre o nosso Zambeze, vigiada pelos espíritos manhungwe.
Eu, Ministro, que conheço bem os espíritos do rio, eu, que conheço o âmago do pende, da maçanica, do cabrito e de muitas outras coisas maravilhosas da minha terra, estou inquieto com a ponte: está degradada, já há cerca de seis anos, quando lá passei, tive essa descaída sensação. Apenas eu? Não, Ministro, muitos outros estão inquietos, incluindo os espíritos fluviais.
Ministro, deixe-me propor-lhe duas coisas.
Primeiro, leia a carta do Sr. Tsoca Pacanate Domingos, publicada no "Notícias" do dia 10, p. 5. A seguir, leia a carta do Sr. Isaías Marrão, publicada ontem no mesmo jornal e na mesma página, onde ele me pede e ao Sérgio Vieira que façamos algo por causa da ponte Samora Machel.
Segundo, Ministro, saia de Maputo acompanhado apenas por um assistente, discretamente, aterre no aeroporto do Chingodzi, vá até à ponte e depois passe nela a pé. Inspeccione-a bem, a seguir ponha dois bons engenheiros do seu ministério a radiografá-la durante uma semana, depois leia um relatório com 15 páginas (não são necessárias mais) e, finalmente, tire as conclusões. O Eng.º Zacarias é conhecido por fazer coisas dessas, coisas de surpresa, em mangas de camisa, sem a chateza do protocolo. E têm-no por competente.
Não faz sentido dar-lhe conta da importância dessa ponte na economia regional e na vida da minha terra, da minha cidade, nascida como feitoria em 1530, mitete de seu nome original.
É tudo, Ministro.
Não deixe cair Samora Machel!
Um abraço.
Carlos Serra

9 comentários:

Anónimo disse...

Prof. Serra, Eng.ª ou Engº Felício Zacarias?

Carlos Serra disse...

Acabo de corrigir, muito obrigado pelo alerta!

Unknown disse...

Subscrevo inteiramente a sua carta. Tete para mim é uma cidade muito especial e creio que o Sr. Ministro Felicio Zacarias irá tomar atenção aos vários alarmes que estão sendo dados.
Agora outro assunto: O sociólogo Carlos Serra, não deixe de assistir hoje ao 1º, penso de que de oito episódios de uma série documental intitulada "Guerra" de autoria de Joaquim Furtado, onde é documentada as Guerras de Libertação em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, com reportagens actuais entre os protagonistas e algumas filmagens feitas na altura e que nunca foram mostradas. Mais de 30 anos depois, será interessante assistir a uma perspectiva também da nossa história. Guerra do ultramar, guerra colonial também foi guerra da nossa librertação.É as 21h55 na RTP África. Aguardo os seuas comentários.Abraço

Carlos Serra disse...

Vamos a ver se poderei..Muito obrigado!

Anónimo disse...

Professor, com esse tom humilde, convence e converte à sua causa até o mais renitente e resistente! Que o sr ministro a leia, e tome as necessárias medidas.

Carlos Serra disse...

Vamos a ver, Amélia, vamos a ver. Espero que alguém diga ao Ministro que a carta existe. Se ele souber dela, sei que tomará medidas.

Carlos Serra disse...

Ao Maldonado: pude ver uma parte significativa do primeiro trabalho da série. Espero poder ver, senão toda a série, pelo menos parte significativa dela para, então, poder emitir um parecer.

Unknown disse...

Concordo consigo. A totalidade do trabalho é de 9 programas. Penso que, semanalmente, às terças-feiras, logo após as notícias da noite na RTP África. Já vi vários trabalhos do seu autor, Joaquim Furtado e considero-o um jornalista honesto. Vamos aguardar.

Salvador Langa disse...

Mano Zaca vai ouvir mesmo?