14 outubro 2007

Portais de partidos políticos moçambicanos

Eis algumas notas de análise dos portais dos três partidos que os possuem no país:
PDD: indicação bizarra de que está em construção desde 2004, não é actualizado desde esse ano, é desse ano que datam uma mensagem, um comunicado de repúdio e uma viagem do presidente do partido, Raul Domingos, ao sul do país; nada consta nas "organizações especiais": juventude e mulher; na biografia do presidente, aparece desnecessariamente a expressão "gabinete do presidente"; no arquivo fotográfico, é visível a hegemonia de Domingos; não dispõe de uma secção para comentários e debate instantâneo; portal visivelmente abandonado.
Renamo: portal em bem melhores condições do que o do PDD, mas sem actualização desde 20 de Setembro; design leve, agradável; tem um laivo de voz individualizada na pessoa de Fernando Mazanga ("A semântica da minha detenção pela PRM"); no canto esquerdo, anuncia os resultados das eleições legislativas de 1999, mas quando se clica no elo surge um comentário desactualizado sobre as eleições provinciais inicialmente marcadas para 20 de Dezembro; várias secções do lado direito não estão preenchidas (gabinetes central e provincial, vogais); a rádio oficial do partido (Terra Verde) está afixada no canto esquerdo; não tem uma secção para comentários e debate instantâneo.
Frelimo: actualizado até ao dia 12 deste mês; design agradável; estilo uniforme, pesado, sem qualquer concessão à individualização opinativa; porém, afixa a ficha técnica e sabe-se que é Edson Macuácua o responsável do portal; bem mais preenchido em termos de secções do que o da Renamo; exibe publicações e remete para elos como bancada parlamentar, célula do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (estranho apenas surgir esta célula), governo de Moçambique e presidência da República; a rádio do partido, há dias surgida, não está afixada; não tem uma secção para comentários e debate instantâneo; um portal sem erros técnicos, regularmente trabalhado.

6 comentários:

Reflectindo disse...

É de esperar que estas observacões ajudem aos partidos em melhorar os seus portais. Não penso que é a coisa mais difícil que existe, mas até vontade, criativismo e voluntarismo dos seus membros ajudam bastante.

Carlos Serra disse...

Não creio que alguém nos três partidos venha a tomar em conta as observações que fiz, mas elas ficam feitas, certas ou erradas. Abraço!

Reflectindo disse...

É sempre bom que as faca, Prof. E, eu vou gritando que eles as tenham em conta. Sempre tentei dizer a algumas pessoas que ter em conta algumas observacões pode constituir um capital.

Carlos Serra disse...

Sim, sempre as farei. Pena não haver outros partidos com portais, ainda não se aperceberam da força que a net tem. Abraço!

Anónimo disse...

Bem observado professor. Acredito que as suas observações serão tidas em conta. Pelo menos no meu partido (o do tambor e da maçaroca) onde gostamos de aprender sempre.

Martin de Sousa

Carlos Serra disse...

Obrigado. Abraço!