22 outubro 2007

Parabéns, Joaquim Chissano!

O ex-presidente da República, Joaquim Chissano, ganhou o prémio de boa governação da Fundação Mo Ibrahim. Parabéns, Joaquim Chissano! O meu obrigado ao Aljofre por me ter chamado há momentos a atenção para esse prémio.

25 comentários:

Anónimo disse...

Premio merecido. Espero que este premiu possa estimular outros lideres africanos (Jose Eduardo dos Santos, Mugabe e companhia...) que estão, diabolicamente, amarrados ao poder a seguir o exemplo. Parabens CHISSANO.

Anónimo disse...

Não há dúvida de que Joaquim Chissano é um diplomata ímpar, que soube manter a paz em Moçambique, permitir a liberade de opinião e expressão e não ficarrar agarrado poder. Independentemente de erros que lhe possam ser apontados, é por isso motivo de satisfação e orgulho para todos nós, moçambicanos,qualquer que seja
a nossa ideologia.

Anónimo disse...

Parabéns Joaquim Chissano, Parabéns Moçambique.

Carlos Serra disse...

Sim, Chissano merece. Creio que alguém lhe fará chegar o que aqui deixamos registado.

Anónimo disse...

Parabens JC! Mocambique agradece. Afinal o "deixa-andar" merece reconhecimento, diferentemente do "deixa-parar"...

Anónimo disse...

Me desculpe Prof., mas deixe-me dizer abertamente o quanto o premio ganho por Joaquim Alberto Chissano, veio mais uma vez por ao de cima a ESTUPIDEZ dos dirigentes ou daqueles que assumem o poder em Africa, e Mocambique em particular.

Sempre admirei Chissano. Mas se estamos lembrados, foi apedrejado por pessoas que se achavam infaliveis, que pensavam que a melhor forma de ganahrem credibilidade, seria descredibilizando os outros. Apelidaram-no do pai do deixa-andar. Entretanto, Chissano foi recebendo elogios ao nivel Mundial. Por outras palavras, apedrejado na sua propria terra e elogiado no exterior.

Para mim, Chissano representa o grupo de intelectuais Africanos, que dia a dia sao humilhados na sua propria terra. So que, Chissano nao fez como muitos de nos que cansados abandoram o pais em busca de reconhecimento, e conseguido, em terras alheias.

Hoje, estupidamente e sem vergonha os jornais, as radios, as televisoes Mocambicanas estarao falando desse feito. o feito do pai do deixa andar.

Aprendamos a admirar o que eh nosso.

Viva Chissano

PP

Reflectindo disse...

Parabéns Chissano. Isto talvez possa estimular os nossos próprios políticos aqui em Mocambique. Sabemos que depois do Chissano o diálogo desapareceu e talvez seja porque ele foi apedrejado, segundo o PP. E a falta de diálogo entre irmãos é o pior que existe. É isto que sempre nos fará lembrar do Joaquim Chissano, um homem humilde, que procura escutar os outros, que soube criar a paz que hoje usufruimos.

Anónimo disse...

> Com todos os "defeitos" que internamente lhe possamos atribuir, Chissano é, sem dúvida, um Diplomata, Estadista, que prestigia Moçambique internacionalmente e nos orgulha a todos, independentemente das cores políticas.
FM

Carlos Serra disse...

E assum Chissano vai somando reconhecimentos e prémios.

Anónimo disse...

O presidente Chissano, ao seu jeito, soube gerir mocambique nos seus momentos mais delicados e coloca-lo na senda das nacoes...penso que este premio e' fruto pela sua grande capacidade de tolerancia (alguns chamam de espirito de deixa andar)e visao estrategica. igualmente, este premio e' uma grande resposta para os detracores do presidente Chissano, nao os da RENAMO, mas os que armados de sabichoes tentaram resolver o problema do pais com chavoes, cantigas e varas magicas....

Carlos Serra disse...

Só quando alguém deixou de fazer algo, adoeceu, morreu ou coisa desse género, estamos, regra geral, em condições de avaliar o que fez. E avaliar o que fez é, sempre, um processo de comparação de méritos e deméritos, em função de épocas, de acontecimentos e de posturas sociais. Deixem-me dizer isso assim, da forma mais banal possível.

Anónimo disse...

Agora t vendo nas semanas que se seguem os Jornais/televisoes Publicas a Guebuzarem as suas edicoes, por forma a mais uma vez ofuscar os feitos de Chissano

Fiquem atentos!!!

Entretanto, olhando pela experiencia de conflitos ha que sim dar mto merito a Chissano, mas tambems em esquecermos do Dlakhama. So que estando no poder, Chissano leva muita vantagem pela sua tolerancia principalmente quando comparados com o tempos de hoje.

Mas fiquem atentos!!!

Guebuza quando sair do poder, so sera recordado pelos seus grandes discursos, e como o primeiro empresario na presidencia de Mocambique.

Anónimo disse...

Merecido...Uma grande figura, um exemplo de Líder...um diplomata...esperamos que um destes dias chegue ao cargo de Secretário Geral das Nações Unidas...

Carlos Serra disse...

Acredito que lá poderá chegar.

Avid disse...

Merecido!!! Parabens... um premio que enche de orgulho qualquer mocambicano.
Bjs meus

Anónimo disse...

Parabéns ao Presidente Chissano. Não vou fazer como os outros comentadores que, parabenizando, aproveitam dar marretadas à "outra" FRELIMO.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Oh Obed, fingir que esta tudo bem tem sido norma em Mocambique. Algo me diz que isso eh cobardia.Portanto, o que voce chama marretadas eu chamaria critica. E criticas quando construtivas sao bem vindas.

Honestidade para connosco mesmos eh importante. Vc acha que uki a sua OUTRA FRELIMO fez ao Chissano foi Justo? VC acha que aqueles palavreados de Marcelino em relacao a Chissano foram justos??

Va la...

Pipas

Anónimo disse...

No fundo acho que ninguém estava ao nível de perceber o que Chissano estava a fazer por nós...assim como poucos percebiam com clareza os ideias de Samora. Para mim ele é do tipo que prepara o futuro...Lembram-se da famosa "futuro melhor"? Então!...a vitória prepara-se...Parabéns ao Pai da nação.

Anónimo disse...

Pipas, realmente aquelas palavras num foram nada simpáticas...mas hoje as palavras foram devolvidas diplomaticamente, não achas?

Anónimo disse...

Wetela, infelizmente o tempo se encarrega de tudo. Eh estupidamente sempre assim, porque nao me pergunte.

Claro que a resposta foi bem dada. Nao digo que Chissano tenha sido uma estrela. Como qualquer um de nos no seu dia a dia teve os seus errors, mas infelizmente preferimos concentrar as nossas atencoes nesses erros e nos esquecemos das virtudes, do que ele de bom fez para este pais. Nao creio que os erros foram de tal tamanho que merecessem a atitude que foi tomada por gente de mal.

Hoje eh o que se ve!! gastou-se energias descredibilizando o homem, puseram a factura muito alta, quiz-se cortar bruscamente os lacos com o Chissanismo (que nem era de todo mau) e no final eh esta cagada que se ve.

Um pais cujos lideres prometeram mais do estao fazendo, cujos lideres nos seus circulos procuraram humilhar seus antecessores sem nunca conseguirem provar na pratica que eram melhores.

Agora, nao vamos andar aqui com lagrimas de crocodilo a parabenizar o homem, esquecendo do vexame porque lhe quiseram fazer passar. Nao vamos aqui andar com a porcaria da auto-estima e orgulho mocambicano, porque se tivessemos esse orgulho nao o teriamos tratado como fizemos.

"..seu maravilhoso povo moçambicano, reforçando a sua auto-estima e o seu sentido de moçambicanidade..."

pipas

Anónimo disse...

É PPs,é aquela velha mania de se dar valor as coisa quando as perdemos...hoje estão todos a querer dar uma palmadinha nas costas a ver se sai de lá um dolarzinho de gratificação...e o mais engraçado há quem já se adiantou em dizer para que fins será aplicado esse valor...como se o dono não soubesse o que fazer com o seu dinheiro...

Anónimo disse...

Se hoje estivessemos em campanha,e com a sua popularidade a subir em pico, o homem voltava a ocupar a ponta vermelha sem nenhum grau de dificuldade...

Carlos Serra disse...

Creio que sim, creio que sim, Chissano soube construir toda uma personalidade ancorada em três verbos: pensar, negociar, serenar. Ele é internacionalmente a figura dos consensos, estrangeira aos extremos. Isso é muito bem cotado, apreciado nas chancelrias da vida.

clousa disse...

Poís, Chissano merece.É decente e honesto, faz as coisas com bastante calma...Devemos todos nós tentar ser mais decentes e honestos nas nossas atitudes, vence o país, vence a Humanidade.

Clousa sarmento

Anónimo disse...

Em tempos, quando estava na moda bater Chissano, fui um dos que escreveu um artigo indignado na imprensa, fora de moda, contra os ataques torpes que se estendiam até à sua própria família. Tenho o artigo guardado, se me enviarem os vossos e-mails posso reenvia-los.

Portanto, do que fica acima dito, torna-se claro que nunca apoiei quem quer que fosse no denegrimento da imagem do Presidente Chissano.

Tanto é assim que hoje, de novo, quando está na moda falar mal de Guebuza, tento demonstrar o quão injustas são algumas das críticas que se lhe fazem. Quando estiver na moda louva-lo, daki há uns 10 anos, poderei apresentar o testemunho do blog do Professor Serra quanto à coerência das minhas posições.

Obed L. Khan