Na sua habitual e saborosa crónica no semanário "domingo", o Sr. Mini Macatai Mathendja diz que os motoristas afirmam que os acidentes de viação em Moçambique são provocados pela feitiçaria e por macas indesejáveis a esse nível. Há feitiço por todo o lado, assegura. O Sr. Mathendja entende que este tema é merecedor de ampla reflexão (edição de hoje, p. 9).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Há feitiço por todo o lado e tudo assim se explica. Então não viram há dias na televisão o doente aparentemente em estado grave que "mugia"? Deitado no átrio do hospital,com imensos mirones em volta, a própria enfermeira dizia para o levarem dali pois não era assunto médico. Como a causa era ser roubo de gado, o problema devia ser resolvido no feiticeiro.
A credulidade não tem fronteiras, o mercado é vasto e daí a proliferação de curandeiros de todos os azimutes.
Enviar um comentário