18 outubro 2007

Contradição

O porta-voz da Renamo/União Eleitoral, Fernando Mazanga, apareceu hoje na estação emissora da RTPAfrica (11.55) a dizer: (1) a Frelimo procede erradamente ao querer agora adiar as eleições (quando o povo as quer, asseverou); (2) há graves problemas no recenseamento pelo que o resultado final seria mau.
Ó Maria Ivone Soares, diga lá a esse seu colega que a dialéctica heracleteana é excelente, mas que na luta política pode ter resultados desastrosos...

9 comentários:

Ivone Soares disse...

Nos moldes em que é"guiado"/conduzido o recenseamento eleitoral de raíz vemos claramente que, como dizia o Presidente Dhlakama, a frelimo teme as eleições provinciais.E estes contratempos notórios no recenseamento foram encomendados para inviabilizar o processo e agora a Comissão Política da frelimo aparece com o pedido formal do adiamento. A manifestação de que nunca as quiseram veio, mas depois de gastos fundos que servirão pra comprar mais patos.
Eu já tenho três, a ver vamos se consigo mais dinheiro que me permita apoiar o País(impostos) na reposição dos gastos incrivelmente feitos na desorganização do recenseamento sob olhar passivo da CNE.

Carlos Serra disse...

Aqui fica o seu ponto de vista. Abraço!

Anónimo disse...

Eu creio que aqui a RENAMO vai se dar mal...e muito mal.

A lei dos contra, desta vez tem que ser posta de lado. A RENAMO ou o Sr. Mazanga deve analisar a situacao e questionar-se: Quais as vantagens de eleicoes com meio voto? Que pressa temos, mesmo sabendo que ate agora esta tudo torto? Eu creio que nao interessa eleicoes hoje, amanha ou depois...mas sim quando houver condicoes minimas para tal, e pelo ques e ve do recenseamento, independentemente de ser desorganizacao encomendada ou nao, vamos la criar condicoes.

Se a RENAMO nos disser que ha condicoes..entao, ok.

Anónimo disse...

Muitas vezes tenho dito que a Renamo deve saber como e quando deve reagir. ela deve andar sempre preparada para uma reaccão que lhe favorece.
E este é um dos casos em que espero ver que a Renamo estava preparada para reagir a seu favor, caso a Frelimo aparecesse com esta proposta.
A Renamo pode criticar o recenseamento e fortemente, mas a questão do adiamento das eleicões, algo que de fundo não tem a ver com a Frelimo, mas com o processo todo, com a opinião da maior parte dos partidos da oposicão e cidadãos mocambicanos que querem Mocambique democrático, com ela mesma (a Renamo) pq eleicões em tempo chuvoso só penalisam a ela, a Renamo, tem que procurar ir ao encontro.
Portanto, eu sou tb crítico ao pronunciamento do Sr. Maganza. Ele não precisava de falar se não estava preparado. Antes pelo contrário, se a Renamo por preguica dos seus deputados, da sua lideranca, do seu governo-sombra, não estava até ontem a espera por uma atitude da Frelimo como esta, ela (Renamo) devia ter convocado uma reunião de emergência ontem a noite para estudar a resposta a dar, mais uma vez, não à Frelimo, mas aos partidos da oposicão que pediram o adiamento, aos seus próprios eleitores que ainda não se recensearam e a sim mesma.

RSMoc

Carlos Serra disse...

Prossigamos o debate.

mozinovador disse...

Vi o titulo da primeira pagina do Noticias e fiquei com uma duvida. Qual a diferenca em RECOMENDAR e PEDIR??

Talvez esteja errado, mas creio existir uma diferenca quando se diz FRELIMO recomenda ADIAMENTO DAS ELEICOES e dizer FRELIMO pede ADIAMENTO DAS ELEICOES.

Nao sei se todos terao a mesma percepcao?? Bom, talvez eh este meu pobre portugues.

Carlos Serra disse...

Boa questão. "Recomendar" parece mais elegante para um problema que será resolvido mesmo pelo adiamento...

mozinovador disse...

Obrigado. Tava aqui a tentar entender se havia alguma diferenca. mas ta esclarecido.

Anónimo disse...

Mozinovador, acho podemos perceber essa ideia como uma medida de proteção contra um determinado ou possível erro. A acção seria a execução do adiamento. Julgo que as recomendações são susceptíveis de ser aceites ou não...