Numa assembleia municipal controlada pela Renamo, na cidade da Beira, um deputado da Frelimo foi expulso por ter iniciado uma intervenção elogiando o ex-presidente da República e do Partido Frelimo, Joaquim Chissano, premiado com o Prémio Mo Ibrahim (cartoon reproduzido daqui).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Se a moda pega, veremos deputados da Renamo a serem impedidos de elogiar o senhor Dlhakama no Parlamento Nacional. Ou de nos ensinarem, a partir daquele lugar, o papel do senhor André Matsangaísa, como pioneiro da democracia, da participação comunitária em assuntos de interesse público. Afinal a FRELIMO domina aquele forum
Esperemos que a moda não pegue...
Um ambiente perigando à paz foi desnecessariamente criado na Beira. Refiro-me do AR eu/nós é que mandamos aqui e em tudo, já que isto produz uma resposta equivalente, nós somos maioria aqui. A nomeacão de administrador da Frelimo só traz problemas na Beira onde o sentimento pelas execucões nos campos de reeducacão parecia suave.
Não estou a dar nenhuma resposta pq nada sei, mas imaginar pela deterioracão do relacionamento político, entre a Frelimo e a Renamo, naquele ponto do país, nestes últimos meses.
Creio que o gesto da Beira poderá ter consequências tipo bola de neve.
Enviar um comentário