28 janeiro 2007

Administração da floresta na Zambézia: um take-away chinês (ou de como voltamos ao antigamente)





Podemos ser ricos de muitas maneiras.
Por exemplo, podemos ser ricos de pobreza.
O relatório que aqui divulgo, da autoria de Catherine Mackenzie, elaborado ano passado, mostra claramente de que maneira podemos um dia ficar sem florestas.
E, portanto, ricos de pobreza.
Mas mostra uma coisa bem mais profunda: os tentáculos de todos os tipos, estrangeiros e nacionais, que nos tornam dia a dia mais pobres e felizes com com essa pobreza, pobreza que enriquece estrangeiros, mas pobreza que, também, assegura dividendos a quem internamente permite o enriquecimento externo. Para mudar um pouco o pensamento do velho Mao Tse Tung: nenhum ovo dá origem a um pinto se um calor local não lhe der um empurrão. E ampliando, agora: nenhum neo-colonialismo medra sem donos da casa solícitos.

A coisa é, estruturalmente, bem mais complicada do que termos a Zambézia (e provavelmente também já Sofala) transformada num take-away chinês e de permitirmos que a nossa madeira faça florescer a indústria mobiliária chinesa.
Nos anos 80 mostrei, em livros de história, de que maneira nos fizeram exportar e exportámos, durante séculos, escravos, marfim, madeira, peles, tanta coisa, para que outros (nas Américas, na Ásia, na Europa) enriquecessem à nossa custa (da maioria). Isso foi feito não apenas por quem aqui vinha, mas por quem, nesta grande casa proto-moçambicana ontem, moçambicana hoje, colaborava no saque.
Não creio que o tempo de hoje seja muito diferente do tempo de ontem em muitas coisas.
Lamentavelmente.
Como um dia escreveu Marx, a história repete-se duas vezes: à primeira como tragédia, à segunda como farsa.
Estão dispostos a discutir comigo o que escrevi?

17 comentários:

Anónimo disse...

Vai ver professor que ninguem dos que mandam se vai preocupar.

Anónimo disse...

Em Nampula e Cabo Delgado a situacão é semelhante a da Zambézia. Mas a pergunta é se os nossos governantes compreendem o que estão a fazer. É verdade isto se assemelha à venda de pessoas (escravidão). Afinal que utilidade tem o Ministério do Meio Ambiente? Só para mais despesas?

Carlos Serra disse...

A situação se agrava. Não tenho competência para discutir questões ambientais. Espero que não fiquemos como no Sahel: sem árvores e apenas com amendoim...O meu interesse é mais amplo: penso nas decisões e nos interesses subjacentes a essas decisões.

Carlos Serra disse...

Concordo com o miolo da sua formulação, PL. Mas tenho para mim que temos de tentar furtar-nos à velha panaceia terceiro-mundista para nos increvermos na lógica das alianças e dos benefícios dessas alianças. Sem dúvida de que somos todos moçambicanos, mas há quem de nós entende melhor dessas coisas, não acha? Quem entende, quem aproveita e quem depois difunde um discurso homogeneizante transformando em interesses gerais ou universais o que são, apenas, interesses particulares, de um grupo ou de grupos.

Anónimo disse...

“Utilizaçao injusta e insustentavel dos recursos da floresta”. Li. Parei. Pergunto:
A quem beneficia essa “utilizaçao insutentavel dos recursos da floresta”?
Segundo o relatorio supracitado : ás elites, do sector politico e privado e aos compradores estrangeiros. Quem sao as eleites? Moçambicanos, homens e mulhres de hoje que utilizam os recursos dos homens de amanha!!! Resposta inquietante.
é impossivel nao estar de acordo com a brilhante intervençao de PL. Entretanto, parece-me ser hora de começar a pensar em responsabilizarmo-nos pelos nossos actos. Por isto nao perguntarei se existem florestas na China, ou em outro ponto qquer da Europa. Mas, interrogar-me-ei sobre os discursos da identidade nacional, e a acçao politica.
Estou em crer, neste caso, que a acçao individual sobrepoem-se ao interesse colectivo. Esquecem-se que a floresta é um patrimonio nacional, que está a ser posto em jogo.
Esquecem-se que é o futuro dos nossos filhos que está a ser comprometido.
Enfim, o egoismo atroz, que correi o “ventre das cabeçinhas pensantes” ultrapassa, para mim, os limites do compreensivel, deixando-me a matutar sobre a legitmidade dos actores nacionais nas negociaçoes da “estrutura, estruturada e estruturante das sinuosas relações de cooperação para o desenvolvimento” ...

Anónimo disse...

corrigenda
na 7a linha a contar do fim onde se lê "correi" é "corroi"

Carlos Serra disse...

Questões inquietantes, sim.

Carlos Serra disse...

É sempre útil uma ética à Habbermas, uma "agir comunicacional", um esvaziamento de certas coisas vitais em política em favor das análises serenas, sem dúvida. A educação das pessoas é, sem dúvida, uma coisa sensata. O agir comunicacional, educador,conselheiro, desvendador,articulador, mostrando os erros para que eles sejam corrigidos, é, claro, uma boa e necessária e didáctica atitude. A neutralidade axiológica, o não tomar partido, tudo isso é, claro, um bom e eficiente sedativo, tira-nos o stress dos compromissos e poupa-nos os terríveis golpes de rins partidários. As fragilidades instituicionais podem ser desfragilizadas e reinstitucionalizadas, sem dúvida.Mas a questão é que as instituições não são nem coisas neutras nem puros exercícios de consciência corrigíveis por consciências puras. Instituições são canais de luta política "politicamente interessada", a cargo de actores que são bem mais do que simples pessoas boas ou más ou ambas as coisas ao mesmo tempo. Deixar de procurar os beneficiadores de situações políticas economicamente rentáveis é, claro, uma atitude sensata e que, até, evita as úlceras gástricas. O risco, porém, é cairmos no reino das enteléquias. Mas prossigamos o diálogo e mutualizemos as nossas opiniões e os nossos diagnósticos. Um abraço não conspiratório!

Anónimo disse...

So uma precisao qdo falei em recursos eu queria reportar-me sobretudo aos recursos naturais. E qdo eu digo que o “é o futuro dos nossos filhos que está a ser comprometido” quero simplesmente referir-me às implicaçoes tecnicas e socio-economicas da desflorestaçao. Pois, uma desflorestação mal conduzida pode levar ao aumento do efeito de estufa, erosao dos solos e à desestabilização das bacias hidrográficas, ao enfraquecimento da relação simbiótica entre a vida animal e a vegetal, à diminuição da biodiversidade, enfim ao aquecimento do planeta o que induz a outros factores que provocam a destruição dos espaços florestais. i.é uma desflorestaçao mal conduzida engendra problemas tecnicos que por sua vez acarretam desordens sociais como por exemplo o deslocamento de populaçoes que viviam em harmonia com o esossistema florestal...

Carlos Serra disse...

Leia as novidades hoje no diário.

Anónimo disse...

Prezado C. Serra
podi me aperceber pelas tuas linhas a tristezas que carrega sobre a situacao das florestas em Mocambique. Sugiro que facamos uma campanha de advocacia extensiva a tudo e todos, porque isto ja nao esta a dar. Vamos fazer uma guerra declarada e aberta para todos que promovem este tipo de situacoes, vamos usar todos os meios possiveis para divulgar este relatorio, internamente e externamente.

Nao vamos aceitar perder a nossa heranca, a pouca que ainda nos resta. a luta continua.

Eduardo Nhabanga
edu242001@yahoo.com

Carlos Serra disse...

Sim, Eduardo, a luta continua!

Anónimo disse...

João Craveirinha, conhecido escritor moçambicano traz-nos, em ortografia no original, o seguinte relatório confidencial e insuspeito do Visconde da Arriaga sobre a escravatura no norte da colónia portuguesa de Moçambique, apresentado às Cortes do Reino de Portugal em 1881: “mas os régulos dos sertões prestavam-se a esta mercancia sempre constrangidos (…) sendo necessário aos brancos empregarem o artifício e a violência para a conseguirem”.

O Visconde da Arriaga foi presidente juiz de direito, Governador – geral de Moçambique e Deputado às Cortes do Reino de Portugal, nos meados do século XIX.

Anónimo disse...

João Craveirinha, conhecido escritor moçambicano traz-nos, em ortografia no original, o seguinte relatório confidencial e insuspeito do Visconde da Arriaga sobre a escravatura no norte da colónia portuguesa de Moçambique, apresentado às Cortes do Reino de Portugal em 1881: “mas os régulos dos sertões prestavam-se a esta mercancia sempre constrangidos (…) sendo necessário aos brancos empregarem o artifício e a violência para a conseguirem”.

O Visconde da Arriaga foi presidente juiz de direito, Governador – geral de Moçambique e Deputado às Cortes do Reino de Portugal, nos meados do século XIX.

Cumprimentos. Gabriel Muthisse

Carlos Serra disse...

Um pesado fardo, Gabriel, um pesado fardo, sem dúvida. Uma perfeita desgraça.

Anónimo disse...

Coincidência ou não mas as nossas vozes devem soar mais alto. Temos que salvar as "nossas florestas", as "nossas raízes" tal como disse Professor. Por incrível que pareça o explorador florestal chinês já descobriu há tempo as nossas fraquezas. Ele pode fazer e desfazer nesta terra e nada lhe acontecerá, porque a fiscalização é inexistente, se existe é frágil. É tempo de travarmos essa "pilhagem". Como? Abolindo o regime de exploração florestal por "licença simples", porque cidadãos nacionais, com apoio desses chineses tem alimentado essas barbaridades: esse regime de exploração é prejudicial ao meio ambiente,pois não permite o maneio florestal. Tal como já disseram Serra Jr. e Chicue(2005,p103)num comentário feito a LFFB,"muitas licenças de exploração são emitidas sem que os respectivos operadores apresentem..." o "plano de maneio". Tenho dito e parabenizo a iniciativa.

Carlos Serra disse...

Uma vez mais obrigado, Sr. António Chuva.