
____________________
Na foto, antigo secretário norte-americano da Defesa Donald Rumsfeld cumprimenta Saddam Hussein.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Em geral, quando concordo, permaneco em silencio, na velha formula do quem cala consente... Mas desta vez nao me consigo calar, porque o espalhafato a volta da execucao de Sadam realmente e de entristecer.
Nao quero entrar em polemica... Nao estou a dizer que Sadam nao tenha sido um ditador brutal e logo um criminoso contra a humanidade. Mas com todo o respeito para com as suas vitimas e familiares, claramente o mundo tem 'multiple standards'.
Como e possivel que os espetaculos de execucao da idade media ou os nossos linchamentos publicos sejam condenados como barbaros, para depois com a cara limpa aplaudirmos e regozijarmo-nos como o espetaculo que se fez da execucao de um homem (em directo nas televisoes, radios e ate na internet).
E como e curta a memoria da humanidade. E um momento triste este.
Um nojo, la strega. Um nojo, especialmente quando depois há quem (o grande Big Brother assassino) mande investigar as razões pelas quais alguém foi enforcado e não fuzilado.
Tem razão, Wetela.
Enviar um comentário