20 novembro 2009

Magermane

6 comentários:

Reflectindo disse...

Vou ler com atencão este trabalho, mas é interessante que tenha sido um brasileiro e apenas ele quem tenha descoberto isto como área de estudo.

Anónimo disse...

é assunto no semanario "Courrier International" N°993 p.35 de 12 a 18 de Novembro com o titulo "Les anciens immigrés se rebiffent"(Os antigos imigrantes se revoltam)assinado por Asmus HeB

Tsamb

ricardo disse...

Uma reflexão interessante sobre o fenómeno, provando a minha a tese que são os estrangeiros e não nós próprios quem melhor discute a nossa realidade. Porque são pessoas comprometidos com a ciência e não com a oportunidade.

Eu perguntaria. Madjermanes: outros órfãos da guerra fria ou moeda de troca socialista?

Explorados pela RDA e esquecidos pela RFA. Sua contribuição histórica e económica para Alemanha de hoje e Moçambique também, apagada da história.

Cidadãos moçambicanos injustiçados, com as almas em estado de sítio. Como tantos na sua pátria. Criaram uma "república" do desenrrasca e relações diplomáticas com a autoridade municipal.

Samora é invocado. E porquê? Porque eram jovens quando este os mentalizou nos valores do patriotismo, integridade e da morte ao crime e à corrupção.

Em 1989, os alemães do Leste eufóricos, reclamaram (finalmente) a sua expulsão. É o que nos revelam os ficheiros da STASI. Mas também não era segredo para ninguém que a RDA era, a par da Suécia, um dos países com maior nível de suicídios do mundo! Dizem os cínicos "por conforto a mais...". Tal como a Suécia, aliás.

E o alcoolismo e o sexo eram o único tubo de escape permitido por Honecker ao povo alemão.

E os moçambicanos eram idolatrados por isso.

Há uma história fabricada na RFA tentando vender a imagem de um gulag na RDA. Que era um estado policial, lá isso era. Mas que não cuidava dos seus cidadãos, isso é pura montagem.

E isso, incluia importar uns milhares de moçambicanos para trabalhar para eles.

Perguntem aos "Ossies" o que acham da queda do muro 20 anos depois?

Vão-se surpreender com a resposta.

ricardo disse...

Apesar de ter sido "arquivado" pelos media e intelectuais de Mocambique, o assunto ainda e materia de grande destaque nos medias e academias internacionais:

1.http://english.aljazeera.net/focus/2009/11/2009118121156268366.html

2.http://www.mang.canterbury.ac.nz/docs/dana/Mozambique%20after%20the%20war.htm

3.http://www.monstersandcritics.com/news/europe/features/article_1508314.php/Africa-and-Asian-East-Germans-nostalgic-for-the-GDR-Feature

4.http://gdrddr.wordpress.com/


Pessoas com valores. Tecnicos habilitados e competentes, mas que hoje viraram marginais, ostracizados por uma sociedade conformista e indiferente. Apagados da historia por seus intelectuais encastelados no poder. E acantonados por seu governo numa "favela" de 200 X 200 m2, sem eira, nem beira.

Ha muita coisa escrita sobre eles na antiga RDA, pena estar em alemao...

Eu gostaria de ter sido um Madjermane. Sentir-me-ia muito mais digno!

ricardo disse...

Para encerrar a minha contribuicao, sugiro tambem a leitura deste documento, que alias, e tambem citado pelo autor Hector Guerra Hernandez:

www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/oppenheimer2004.pdf

Creio ser um dos estudos mais detalhados sobre o assunto que ja li.

Reflectindo disse...

Obrigado Ricardo por nos facultares mais algum material sobre o assunto dos Madgermanes. Pena que outro está em alemão, lingua que topo.