08 julho 2009

Refugiados em Moçambique

Somos um país que abriga múltiplas nacionalidades. Por exemplo, de refugiados fugindo de conflitos armados ou de situações sociais anómalas:
Congo: 4083
Ruanda: 1955
Somália: 579
Burundi: 348
Nota: dados oficiais deste ano.

5 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

tentei por varias fontes e informalmente saber um pouco em voltas dos refugiados e chegei a conclusão que existe 2 grupos ,sendo :
1-os que fogem da intecidade da Guerra nas suas origens ,sendo eses na sua maioria das Zonas Rurais , estes chegando a Mocambique tem a sua situacao de vida pessima estando ou em centro de Acolhimento ou entao em actividades informais de pquenas dimensoes
2-os que fogem de preseguicoes politicas por ligacoes directas ou indirectas com figuras politicas ou militares das suas origens .esses gozam de alguma vantagem ,pois chegando ao destino tem um contacto cladestino com as tais figuras politicas abrindo um espaço para tranferencias financeiras de dinheiro muito provavelmente de origem duvidosa ,sendo posteriormente usado no nosso pais para desenvolver actividades comerciais .este tipo de situacao e comum em ruandeses,burundeses e nigerianos.me parece que nao existe uma relacao forte de compatriotismo entre os que residente nos centros e os que ja estao realizando a sua vida pois os que estao se realizando sao extensão de alguma burguesia do origem ,e muitas vzes parentes das chefias militares ,politicas ou ainda traficantes

Anónimo disse...

SUBJECTIVISMO (sistema filosófico que considera que todo o conhecimento e toda a realidade são função do sujeito), DONDE:

> O nosso "INFERNO" é o PARAÍSO para outros!
__

Anónimo disse...

e Zzimpeto BRO
http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/

Carlos Pires disse...

Hannah Arendt disse algures que os refugiados são um bom teste para avaliar a sinceridade dos discursos sobre os direitos humanos.

Porque um refugiado é alguém que perdeu quase tudo aquilo que está para além desses direitos:
perdeu a casa, perdeu o estatuto social e muitas vezes a riqueza, etc. Mas resta-lhe aquilo a que todos os seres humanos têm direito.
O modo como os refugiados são tratados na maior parte dos países mostra que o respeito pelos direitos humanos é mais teórico que prático.

cumprimentos

Viriato Dias disse...

Carlos Pires fez uma brilhante intervenção nesta sua alocução. Gostei. E temos que ter cuidado num aspecto, a escravatura terminou há muitos anos, mas há países que, mesmo sendo proibitivo a sua prática pelos direitos internacional do homem e não só, enveredam por este mal, tratando os refugiados como se fossem escravos. A esses países que nome damos?

Um abraço