18 abril 2008

Armas para o Zimbábuè?


Setenta e sete toneladas de armas chinesas para o Zimbábuè? Confira aqui e aqui. Se quer ler em português, faça uso deste tradutor.

4 comentários:

Aderito Magumane disse...

Uma guerra civil a vista! 77 toneladas de armamento não são para menos...e ainda há quem diga que não há crise nenhuma em Zimbabwe!
Tenho pena do "povo", pois a guerra é mesmo a morte dos menores e conversa dos grandes!

umBhalane disse...

Esta notícia corre na imprensa Portuguesa.

O navio estaria à espera de autorização de desembarque da "mercadoria", das autoridades da África do Sul.

Não sejamos ingénuos!

As autoridades da Frelimo em Moçambique, ou do MPLA em Angola, dariam, concerteza, as facilidades necessárias ao desembaraço e canalização do armamento.

Um caso a seguir, e não perder de vista.

Anónimo disse...

O navio ja esta a caminho da Beira conforme as noticias de Sky News e do website da BBC. Depois que os sindicatos sul-africanos ter recusado fazer o desembarque das armas vamos ver o que vao fazer os mocambicanos para os irmaos do Zimbabwe. Ja nos dias passados havia noticias de torturas e assasinatos no Zimbabwe(http://www.zimbabwesituation.com). Agora importa realcar que esta quantitade de armas basta para anos de guerra e muitos milhares de mortos. Mocambique esta pronto a ser cumplice?

Anónimo disse...

O navio chines esta caminho da costa mocambicana para descarregar o arsenal militar de Mugabe segundo noticias da SBS Australia (World news) hoje domingo. Espero sinceramnete que as autoridades Mocambicanas tomem uma posicao inteligente sobre esse assunto ou mesmo usem a estrategia dos Sul Africanos de nao se involverem directamente sobre o assunto mas com sindicato dos trabalhadores a funcionar onde negaram coersivamente o descarregamento do mesmo. Mocambique nao pode ser cumplice do Zimbabwe nessa crise pos-eleitoral. Deixem o assunto para o Mugabe ja que nao ha lideranca na regiao para encarar com realismo a crise, basta os problemas dos mocambicanos nao queremos outros.
Se o governo se envolver e haver o descarregamento desse navio em mocambique, sera o inicio do fim do partido no poder com consequencias economicas desastrosas para Mocambique. Economicamente e' inteligente negar o descarregamento do navio nos portos mocambicanos pois saimos a perder muito mais pelos resultados que esse descarregamento vai trazer para mocambique e para regiao, a nivel international. Tambem moralmente nao e' pacifico fazer o descarregamento de armas para um pais que esta em conflitos pos-eleitoral, seria uma cumplicidade nessa guerra pelo poder por parte de Mocambique. Espero que haja uma decisao que agrade os mocambicanos e nao Mugabe nesse caso de descarregamento de arsenal militar desse navio Chines.