
Nota: há vezes aqui, neste diário, em que se me furam não os pneus, mas as palavras. Esta é uma delas. Por isso me dispenso de comentários.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
10 comentários:
Roubar, rombar? Mas ninguém rouba ou romba pois é tudo forma boa de ajudar a melhorar a vida. Pois é.
"Dêem-lhe todas as satisfacòes economicas de maneira que nao faca mais nada senao dormir, devorar pastéis e esforcar-se por prolongar a historia universal: cumulem-no de todos os bens da terra e mergulhem-n- em felicidades até à raiz dos cabelos: à superficie de tal felicidade como à tona da agua virao rebentar bolhas pequeninas"
Dostoievski, No meu subterraneo)
Uma rombação...bolhada.
E será que a rombação que legitima a intervenção ministerial também legitima as transferências e gastos ministeriais aparentemente ilícitos ou discutíveis que têm vindo a ser publicitados nos últimos meses?
Ai quando li a entrevista com o PCA do INSS senti que a coisa estava feia. O camarada disse que nao sabia oque se passava na instituição. "Give me a break" Um PCA que precisava de "licença" para saber das coisas. Afinal o conselho que ele presidia administrava oque? E o salário que ele aufere? Xiiii!!!! Gosto de Moçambique.
Moçambique "maningue nice".
E a PGR preocupada com Zico, Azagaia e jornalistas, isto anima mesmo! Vejamos o que acontece quando os canos virarem-se para alguns criadores de patos!
Já ouvimos falar de bancos privados com dinheiros do INSS. Agora esta. O que me preocupa é que estamos todos nós, moçambicanos honrados,obrigados mensalmente a pôr dinheiro nesse saco que constitui para os "donos de facto" uma verdadeira mina.
Como podemos acreditar que nos garantirão a nossa reforma? E, sabendo nós que amanhã surgirão outras pessoas no governo, ou mesmo novos governos,como pediremos contas? Honrará o Estado os seus compromissos para com os contribuintes? Não estará o pouco que nos dão ou prometem dar a ficar comprometido?
A questão é muito séria a meu ver.
M.
O engraçado é que quando no parlamento os deputados da oposição levantavam o problema dos roubo descarado no INSS, os camaradas sempre apareciam a defender e a afirmar que tais acusações não passavam de boatos...ISSO É QUE É CUSPIR PARA O AR!
O que me preocupa eh a leviandade com que todos nos contribuintes do INSS estamos a levar esta questao. Entao, labutamos de um a trinta, 365 dias por ano, para depois vermos o que deveriam ser nossas miseras economias beneficiarem um punhado de abutres?
Mas do que ver isto como mais uma...creioq eu se fossemos seres conscientes, teriamos a nocao do tamanho da ofensa que isto representa para a classe trabalhadora deste pais. Pior ainda, quando temos um PCA a auferir salarios chorudos... saber qual a instituicao de que ele eh PCA..
Me desculpem..mas num bom portugues eu diriam vao pro cara****.
Enviar um comentário