No suplemento humorístico "Sacana" do semanário "Savana" com data de 19/03/2010. Caso receba o original do cartun, coloco-o de imediato aqui. Clique sobre a imagem com o lado esquerdo do rato para a ampliar.
Adenda às 19:19: acabei de colocar o original.
4 comentários:
O pai tambem era um tipo porreiro,
gostava muito de beber... samora nao gostava do pai dele...
nos cantavamos na escola primeria:
xiconhoca, chiconhaca nao'e bom, nao 'e bom,
todos dias gasta nova vida,
ora gasta, gasta ora gasta,gasta nossa vida,
Foi-me dito num dos escontros com Jorge Rebelo (homem que admiro em toda a sua plenitude) que "xiconhoca" é uma criação genuína dele. Perguntei-lhe então o que significava este termo.
Respondeu-me primeiro com um silêncio. Eu percebi, pois o silêmcio às vezes vale mais que mil palavras. Insisti.
A resposta não se fez esperar. "escuta o jovem Azagaia e vais perceber quem são os xiconhocas." Fingi não perceber.
Acrescebtou: "xiconhoca é todo aquele que, traindo os ideais por que lutaram, ideiais de Samora Machel, enveredaram pelo facilitismo, pela cobiça, pela ganância, pelo poder exarcebado, pelas vias muitas das vezes obscuras." Estão ai....
Se me poder ler, saiba que tenho muitas saudades suas Camarada Rebelo (atenção que nem por isso sou da Frelimo, muito menos fui correia de ligação deste partido com quem quer que seja). Nunca aliás fui militante de nenhum partido, mas voto, sempre!
Zicomo
francisco cobra,era tudo que o regime não queria...
o junior,é o resultado desse mesmo não querer,solto das amarras e se excedendo na curtição da sua liberdade após as amarras da ditadura castradora,sem barreiras,sem lei,insensível a tudo e todos, o verdadeiro homem novo...o desenrasca a vida a qualquer preço !!!
Tóxico
Realidades diferentes de Moçambique, e só com 3 comentários!
Passo.
Enviar um comentário