Como tantas vezes me acontece, em lugar privilegiado fui, hoje, há momentos, observando as pessoas que iam chegando e partindo. Fascina-me sempre todo este mundo cujos perfis ignoro e que nunca conhecerei, todas estas estradas de vida em cujo apeadeiro não estou nem estarei. Mas, ao mesmo tempo, sentimento denso, interrogo-me sobre todo um protocolo hoje prezado pelo neocapitalismo e pelos substancialistas de todos os azimutes (aí compreendidos os religiosos), o da diversidade cultural, a do respeito pelas diferenças, o do apelo à acomodação seja qual for o acto social, mesmo se segregador, mesmo se mutilante, mesmo se assassino. Como as diferenças são diferentes em seus prismas e disposições de alma!
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
A beleza arejada. E a moralidade agasalhada.
"...Assim como um grupo de senhoras burguesas, bem casadas, boicota, automaticamente, a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo (com medo de perderem os maridos)..."
Diferencas, que escondem problemas diferentes...
respeito pela diferença,tolerância no que diz respeito a religião,raça,sexualidade,etc...
o mundo seria muito melhor!!
Tóxico
O mundo nunca será melhor. Nem que estes valores sejam respeitados na íntegra. O mundo é um palco de tragédia, disse Pascoaes. Não há camarotes nem salas de repouso, é um palco em que todos devemos particupar de forma não menos boa.
O mundo nasceu assim, desde a explicação bíblica até à científica: torto. Não quero com isso dizer que não possamos construir um mundo melhor, talvez quando os políticos emprestassem as suas barrigas ao povo.
Caso contrário, amigo intoxicado, tá-se mal(palavras de Valdemiro José).
Zicomo
Caro Viriato,
enquanto se pensar como voçê de certeza que o mundo não será melhor...
eu acredito nos homens e que seremos melhores,aliás a evolução mostra que temos melhorado no relacionamento,na solidariedade,na tolerância!!!
Quanto a me apelidar de intóxicado,está errado,eu sou tóxico,e só alguns estão imunes a minha toxicidade,pessoas como voçê são fàcilmente pulverizaveis pela minha toxicidade,hehehehhe
Tóxico
Se você conseguir me provar que a história do mundo tem sido construido com tolerância, então estarei eu aqui para me curvar. O homem não pára de se destruir.
Será que o intoxicado não consegue ver? Não quero com isso desejar que o intoxicado deixe de cumprir com as regras das sociedades, pelo contrário, estou só apenas a lamentar o juízo de quem muitas vezes promove estas guerras: os políticos, os ambiciosos, os egoístas. Se conseguirmos acabar com estas raízes, pode crer que este seu sonho será uma realidade.
Não compreendo como é que o intoxicado com o seu veneno não consegue fazer com que estes macambúzios sejam extirpados da face da terra. O mundo seria melhor, não acha? Ou estamos perante um curandeiro que não é capaz de curar a sua própria ferida?
Hum, cheira-me uma resposta pesada, findo.
Zicomo
Viriato,nada disso,nada de respostas pesadas,senão estaria a ir contra aquilo que defendo.
Não duvido que os homens na sua essência têm bastante daquilo que você acha que eles são na totalidade...crueldade,intolerância,egoísmo,etc
a história do mundo está cheia de exemplos de crueldade,destruição,etc
...mas também é verdade que muito se cresceu em termos de melhoria dessa mesma condição humana,e não duvido que nós tenhamos a capacidade de evoluir mais para um mundo melhor,não acho que seja uma batalha perdida,e também não tenho dúvidas que os principais ingredientes,(que você não possui,oh Viriato)são a tolerância,a perseverança e uma profunda fé de que o mundo será melhor,mais justo,...se todos assim o quisermos!!!!
...quanto a intoxicar esses meliantes,sou muito pequenino,prefiro ao meu nível,ir intoxicando,no sentido de pulverizar,certos fungos que destroem certas mentes com quem tenho o prazer de perorar,você por exemplo!
Tóxico
"respeito pela diferença,tolerância no que diz respeito a religião,raça,sexualidade,etc...
o mundo seria muito melhor!!" Concordo consigo Toxico, um dos grandes males é a intolerancia sim, e com muita certeza que se nos respeitassemos no modo de ser de cada um, sem com isso ferir o outrem, é claro que o mundo seria melhor. Há quem diga que a descriminação é o mal dos pequenos de espirito porque só uma mente muito miúda é que não percebe que o mundo é uma vastidão de diferenças, em todos os aspectos!
Enviar um comentário