15 outubro 2008

Zimbabwe: de novo o Botswana critica

Enquanto no Zimbabwe o ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki tenta, uma vez mais, que a partilha de poder se torne realidade, num processo no qual Mugabe e ZANU-PF continuam a pensar que os tempos não mudaram e que podem continuar a formar governos à margem da história, no Botswana, uma vez mais também - e enquanto os restantes países da SADC continuam agarrados ao silêncio -, há sinais políticos de desgosto e de crítica à ZANU-PF. Confira aqui. Se quer ler em português, utilize o tradutor google situado do lado direito deste diário.
Adenda: se quer saber dos receios dos generais da ZANU-PF através do The New York Times, faça-o aqui; se quer saber das muitas crianças que trabalham a tempo inteiro em Harare e não vão à escola, venha aqui; se quer saber das críticas da União Nacional de Estudantes a Mugabe, espreite aqui; e, finalmente, se ainda tiver tempo e paciência, leia Zimbabwe: um dia na vida da hiperinflação, aqui.

3 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

I hope you all will read the account of "A day in the life of hyperinflation". I was in great distress, while reading it.

Anónimo disse...

Vi uma reportagem de ontem a noite ... a saida das negociacoes todas as partes, incluindo Tsvangirai estavam contentes ... acredito terem chegado a um agordo que pode ser anunciado ainda hoje ...

O secretario geral do MDC a saida das negociacoes ontem a noite, entusiastico, disse "Historia esta sendo feita e montanhas estao sendo mexidas"

Veja a reportagem da BBC

http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/7672864.stm

Espero que seja desta, tenho muitos amigos Zimbabweanos e a minha namorada tambem eh Zimbabweana ... ela foi para casa durante as ferias universitarias e voltou hiper-triste ... ela disse que o pais esta um caos ... que pobreza eh extrema ... e que professores da escola onde ela estudou estavam a ganhar cerca de US$10 por mes ... impossivel de sobreviver com esse misero salario

Diga professor ... o famoso periodo 1984-1986, conhecido como o ano da fome em Mocambique era de proporcoes piores do que as reportadas no Zimbabwe?

Laude Guiry

Carlos Serra disse...

Vamos então aguardar para ver o resultado de tanto regozijo...Obrigado.