27 outubro 2008

Coisas boas






"Safari Parque Mucapana, área conservação em regime privado localizada a pouco mais de trinta quilómetros do centro da cidade de Maputo, ideia e obra de Philippe Gagnaux. Local situado no limite entre os distritos de Marracuene e da Moamba, sendo acessível via Estrada Nacional n.° 1. Depois de passar o limite geográfico da cidade de Maputo, basta percorrer 15 quilómetros até encontrar uma tabuleta de identificação do parque, localizada no lado esquerdo do sentido Sul-Norte, que o conduz a uma estrada de terra batida, finda a qual surge uma nova tabuleta orientando o visitante para a última e curta etapa do percurso, que desagua no portão do complexo. Num lugar anteriormente destinado a um projecto de plantação de eucaliptos, Philippe Gagnaux instalou o parque numa área estimada em 180 hectares, vedados em meados do ano de 2005, com a possibilidade de ver alargados os respectivos limites à medida que as condições o permitirem, o projecto de conservação se desenvolver e vier a conquistar um lugar no roteiro turístico de Maputo. As actividades de repovoamento iniciaram-se em Novembro de 2006, tendo havido lugar à introdução de diversas espécies de fauna bravia, trazidas da vizinha África do Sul, e que hoje são facilmente avistáveis pelo visitante, assim como girafas, zebras, impalas, búfalos, bois cavalos e avestruzes. Depois da finalização do trabalho de vedação, foram avistados alguns cabritos cinzentos, verdadeiros sobreviventes em face dos perigos inerentes à pressão dos caçadores furtivos e dos cães de guarda, bem como resultantes da perda de habitats provocada pela tendência imparável de urbanização. Outro grande atractivo do parque é o restaurante Mbala Madoda, que, com a sua gastronomia zambeziana servida em buffet, lhe permite deliciar-se com uma série de pratos magnificamente confeccionados. O restaurante foi construído em material local e está estrategicamente localizado num lugar lindo, com vista para um descampado onde, dada a presença de fontes de água, os animais bravios encontram um espaço privilegiado para renovar as energias e encantar os visitantes." - Informe n.º 33.2008 dos Amigos das Florestas.

9 comentários:

Lisa disse...

Com essas indicaçôes todas eu bem iria com todo o gosto.
1º porque adoro os animais todos, eles que sejam , mesmo os rastejantes :-)
2ºPorque a natureza e eu somos duas cuplices.
E 3º Adoro comer, prinsipalmente o que desconheço..E essa gastronomia de que fala deu-me água na boca mesmo sem a conhecer..E eu que ando por aqui na minha cozinha a tentar engolir qualquer coisa porque o corpo assim o exige, perdi a vontade de comer..Acho que vou me ficar pela gastronomia zambeziana..(mas só em pensamento é claro)..
Se pensar em comer nesse restaurante lembre-se de mim :-)
Um grande abraço
Lisa

Anónimo disse...

Excelente projecto, sem deixar de dizer que o fotografo nos trouxe, também, imagens motivantes. Alias, esse Sr.Gagnaux devia ser conferido o controlo do jardim zoologico, se é que ele està interessado claro.
Brincadeiras, estou é querendo dizer que ele têm sido um bom parceiro da natureza no geral e de animais em particular.
Que Deus o veja.

Félix

Carlos Serra disse...

Aquilo é um sonho real. Olhe, Lisa, venha comer uma boa galinha à zambeziana com uma bela mucapata...

Lisa disse...

Eu bem que iria , mas essa galinha com mucapata( eu bem que gostaria saber o que é isso) seria o prato mais caro que eu comeria em 44 anos de vida ..hehehheh

Carlos Serra disse...

http://www.docesecompanhia.com/acompanhamentos/mucapata.htm

Carlos Serra disse...

http://anchinha.blogspot.com/2007/08/galinha-zambeziana.html

Anónimo disse...

Bonne Pioche!!!
tsamb

Sir Baba Sharubu disse...

The blogs "Mozambique: Coisas Boas"
are always very, very interesting.

Anónimo disse...

Estas de parabens o meu amigo Gagnux.

Tenho de arranjar tempo para o visitar.

E comer um prato da minha terra...ah ah ah

I Chire