Durante semanas, algumas pessoas surgiram em vária imprensa do país afirmando que, afinal, Eneas Comiche, edil de Maputo (na foto com os braços ligeiramente levantados), era um homem sem bases, que não tinha pensado nas bases péri-urbanas em seu projecto municipal, que, afinal, era um edil de urbanismo bourgeois. Uma fracassada candidata a edil pela Frelimo na cidade de Maputo sustentou que o problema de Comiche foi o de não ter pensado nessas bases, nos sofredores da periferia. Mas, agora, foi ontem inaugurada a Avª. Sebastião Marcos Mabote, ligando a Praça da Juventude e a via do Grande Maputo, nos arredores da cidade-capital. E, de acordo com o "Notícias", "Milhares de moradores juntaram-se espontaneamente à caravana, num sinal de festa pela abertura da rodovia, durante a marcha que desde ontem é possível em cerca de dez minutos, contra quase uma hora ou até mais em casos de congestionamento nas vias alternativas no período de obras."
Pois é, pois é. Imaginem se Comiche - o melhor edil que Maputo teve desde 1975 - tivesse tomado a decisão de se recandidatar como independente como fez Deviz Simango na Beira...Que base das bases seria para desgosto dos basistas! Oié, Dr. Comiche!
9 comentários:
Caros,
Pf agradeço que me esclareçam o significado do termo “bases”. Estou cansada de ouvir falar deste termo e até certo ponto de forma abusiva. De que é constituída a “base”? Como aparecem? Nalguns casos não é “base” o próprio Partido?
Fátima
Pois é, pois é. Um termo polissémico, adequado às circunstâncias. No caso vertente, bases são os outros, os pobres, os periféricos. Não se lembra dos discursos sobre as bases de Comiche?
Epa juntaram-se expontaneamente, sem toleranca nem nada, sem receberem camisetes vermelhas e respectivos bones...
sao desempregados em pleno periodo laboral
Aos "apoiantes da candidatura independente de Comiche", não notaram que as senhoras perfiladas estão uniformizadas? Estão a querer dizer que essas senhoras, expontaneamente, calhou envergarem o mesmo tipo de roupa e, expontaneamente, ficarem perfiladas por onde iria passar Comiche?
Note-se que estas minhas palavras não estão a discutir os méritos administrativos de Comiche, enquanto autarca. É uma posição contra a tergiversação, contra a manipulação.
É evidente que essas senhoras foram "organizadas", como ocorre sempre que há actos públicos de Estado.
Seja como for, muitos dos que discutiram sobre a questao das bases em vários blogs, sendo membros ou simpatizantes do batuque e a massaroca ou mesmo apartidários afirmaram que Comiche era candidato deles se fossem eles a decidirem. Alguns desses admitem serem "escravos" da disciplina partidária, isto é, o que os seus superiores decidem eles cumprem.
Portanto, sobre alegadas bases já constitue uma mentira sem pés. Se se aceita a comparacão entre as bases de um (Mbararanos/Mbararamos) e do outro (as chefaturas/regulados ou os fumos como o Prof Serra me recordou) não me parece constituir o fim do nosso ajuizamento quanto às regras democráticas usadas para se definir "bases dum partido" numa sociedade moderna. Sem dúvidas uns foram mais espertos que os outros.
Em ambos os casos as bases foram humilhadas.
"Aos "apoiantes da candidatura independente de Comiche", não notaram que as senhoras perfiladas estão uniformizadas? Estão a querer dizer que essas senhoras, expontaneamente, calhou envergarem o mesmo tipo de roupa e, expontaneamente, ficarem perfiladas por onde iria passar Comiche?"
Esta questão é pertinente, ou a fotografia está desajustada da época.
Mas que é pertinente, É!
Pois é, pois é. Nosso pensamento tb anda fardado. E certamente quem de livre vontade se juntou à festa andava inevitavelmente fardada em seus hábitos. Os secretários dos bairros têm humor, não acham?
Eu vivi a festa tinha um grupo de danca que tem sempre um fardamento mas nao vermelho como ate as instituicoes do Estado fazem nos dias que correm nas suas reunioes. Fora desses grupos eramos muitos curiosos satisfeitos pela estrada. Akhensa Comitche.
Enviar um comentário