24 outubro 2008

A vassati wa lomo

Falei-vos há dias, aqui, da Mingas. Deixem-me precisar melhor a minha busca. A canção tem o título em epígrafe (= As mulheres da minha terra), conheço-a em interpretação apenas da Mingas, mas eu quero a versão em que ela canta com o falecido João Paulo. Se eu tivesse que eleger a melhor canção de todos os tempos da nossa terra, elegeria A vassati wa lomo no ático dueto Mingas/Paulo, ela com aquela espantosa voz vinda da alma sem excesso, ele com aquela voz rouca de uma tristeza calma. Por favor, se alguém sabe como posso obter uma cópia para aqui colocar, diga-me. Muito obrigado.
Adenda a 25/10/08: graças a Yulunga (kanimambo!), localizei a canção, mas apenas em solo de Mingas. Oiçam-na aqui em mp3 e depois digam-me algo. Mais: a canção está agora disponível no meu perfil, abram-no e vejam no clip audio. Estou feliz.
Adenda 2: estive com Mingas em Paris creio que em 1993. Ela fazia lá um curso de solfejo.

6 comentários:

Unknown disse...

Não sei se é a mesma cantora que também canta com a Orquestra Marrabenta.
Se for pode ir a:
http://www.xiconhoca.com/
depois de entrar no lado esquerdo em Multimédia vai a Músicas e Sons em MP3. Na lista de músicas do lado esquerdo também quase no fim está lá essa música.

Unknown disse...

Engraçado que conheci essa música através de um agrupamento que não recordo o nome numa versão mais rápida e muito "dançavel".
Fica totalmente diferente mas muito bonita de ouvir na mesma.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado, vou ver!

Anónimo disse...

Profesor,

Não tenho muita certeza se a Mingas fez um dueto com Joao Paulo nessa musica. Acho que quem fez esse dueto foi a Neyma. Confirma professor.

É verdade que a Minga possui uma versao dessa musica.

Mas digo sinceramente eu gosto da original vantado pelo seu criador, Fanny Phumo, é mais ritmica.

Carlos Serra disse...

Bem, vou tentar apurar.Obrigado por referir o criador Fanny.

Anónimo disse...

Sou obrigado a concordar com o ùltimo anonimo, so conheço três versöes de ''avassati va lomu'': a do seu compositor Fanny, a de Mingas com a sua orquestra se näo estou em erro e a que mais gosto, dueto de Joäo Paulo e Neyma. Cinceramente eu gostaria que tivesse estado a Mingas no lugar da Neyma, sem qualquer intençäo de abolir ou descriminar a Neyma, por acaso foram as suas capacidades que me fizeram pesnar na Mingas.