Apenas 36 pessoas participaram no questionário em epígrafe, situado no lado direito deste diário. Amostra pequena. Todavia, claramente Deviz Simango aparece como competente (13 votos) e ganhador das eleições em Novembro na cidade da Beira (11 votos). Nenhum comentário desabonatório. O questionário permanecerá ainda alguns minutos, após o que será substituído por outro. Clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Principais pontos fracos do questionário: (i) os respondentes pertencem a um grupo social específico sendo, a daqueles que têm acesso à internet; (ii) a amostra não é, visivelmente, representativa do macrocosmo que é o município da Beira; (iii) poucas das pessoas que responderam, a julgar pelos comentadores deste blog, vive na Beira; (iv) os respondentes não corresponde à massa de pessoas que irá votar na Beira, no dia 19 de Novembro.
Vamos, no fim das eleições, verificar se, de facto, Deviz Simango ganha e Bulha perde com menos de 4% dos votos.
Obed L. Khan
Obed! Parece que esquenceste de um promenor: a politica na beira ja mudou, o proprio bulha para ter a população nos seus chomicios convida a população em nome do Daviz. Aconselho a não ouvir de treceiros, venha ao terreno viver de perto o que acontece nesta bela cidade que a anos esteve esquencida até o Simango tomar conta dela.....
Dinho
Caro amigo, Obed., também levas nessas coisas de encerrar o debate quando algo não está ao teu favor? Por exemplo, achas que todo o assunto terá que ficar encerrado no dia 19 de Novembro? Porquê achas que os beirenses não têm acesso a internet e nem a discussão a nível nacional terá impacto na Beira? Porquê não achas que o caso Daviz é nacional? Ou é porquê não queres que assim seja? Como gostarias que fosse?
Eleicões americanas discutem-se em todo o mundo, não é um facto?
Amigo, concordo quanto ao que observas lá acima, mas há uma coisa que eu gostaria de observar. Até aqui nunca vi algum/a questionário, sondagem ou observacão directa que contrarie a popularidade de Daviz Simango. E isso nos leva a estarmos de OLHO por qualquer manipulacão que passe por concretizacão da accão de Albuquerque.
Em observacão directa com imagens verifica-se esse apoio; o Prof. Serra foi a Beira perguntou a pessoas que carregam sacos (não têm internet) afirmaram que seu candidato era Daviz; o jornalista Fernando Veloso fez uma sondagem onde 2000 participaram e o resultado foi o mesmo. Mas gostaria mais.
Penso que mesmo a CNE tem um grande desafio na Beira que seja credível.
Nota: uma percepcão de um apoio naccional de Daviz Simango é MUITÍSSIMO importante para a democracia em Mocambique. Por outro lado, continuo a dizer que não estamos a discutir em Daviz, mas no caminho que ele nos abriu que pode ser longo mas é o melhor. NÓS TEMOS QUE FAZER AQUILO QUE ACHAMOS SER BOM PARA O NOSSO POVO E NÃO PARA SATISFAZERES OS NOSSOS CHEFES POR MAIS ERRADOS QUE SEJAM.
Enviar um comentário