28 outubro 2008

Interceptados dois autocarros com 64 crianças

Segundo o "Notícias" de hoje, dois autocarros foram interceptados em menos de uma semana em Caia, província de Sofala, trazendo a bordo 64 crianças com idades entre os sete e os 15 anos, provenientes das províncias de Niassa e Nampula e cujo destino, segundo acompanhantes, era a cidade de Maputo, onde deveriam receber formação religiosa muçulmana.
Aqui temos mais um caso do género, aqui temos, uma vez mais, crianças arregimentadas em províncias nortenhas, aqui temos, uma vez mais, a indicação de que a formação religiosa muçulmana é o objectivo do seu destino, o de Maputo. Provavelmente, casos terá havido de autocarros ou de camiões não interceptados. Entretanto, recorde aqui uma das várias postagens deste diário sobre o mesmo fenómeno.

6 comentários:

Anónimo disse...

Como funciona o esquema? Porque a PGR nao investiga esta a espera que um jornal traga tudo de bandeja na sua proxima edicao?

Anónimo disse...

isto é uma vergonha. Crimes graves são cometidos, mas nunca há culpados por falta de vontade por parte dos que mandam na justiça deste país. A pergunta que faço é: PORQUE INTERCEPTARAM OS AUTOCARROS Se houvesse interesse de investigar a polícia teria seguido secretamente os autocarros até ao destino final.Assim, descobriria o destino, os receptores, etc, etc. Polícia noutros cantos do mundo age assim e nunca se precipita!Oh, meu Moçambique!!!!

NM

Anónimo disse...

wow gold,world of warcraft gold, o que é isto afinal? Voltando ao assunto o caso triunfo foi provado que as crianças foram violadas/abusadas sexualmente, e segundo depoimentos dos envolvidos consta que elas foram levadas ao local para estudar o famoso alcorão, só este dado é suficiente para notar que muita coisa acontece no desteno destas crianças.

Eu acho que diariamente há transporte de crianças no trajecto Norte-Sul.

Quem será o mentor destas aventuras?

Anónimo disse...

Essa história do Wow Gold é um spam caro professor e já deveria estar desactivado para segurança de todos os seus leitores.

Voltando a vaca fria
O que está a acontecer é que o estado está a ser vítima da sua propria preguissa e desorganização, senão vejamos essas crianças são levadas a pretexto de uma educação melhor, e é ai onde peca o estado que não é capaz de garantir essa mesma educação, vai construindo escolas mas lá não há educação
Os muçulmanos esses têm acesso a apoios e dinheiro e esse apoio que recebem de outros estados muçulmanos são para dar educação islámica a maior parte e pessoas que puder convertendo-as ao islamismo até aqui nada de errado, errado é não haver sintonia entre as organizações islamicas que promovem tais práticas com o estado, onde deveria ser obrigatório fornecer a intenção,o registo, o nr e localização de cada menor envolvido no processo sob o risco de nunca sabermos quando é que é legítimo e quando é que há má fé no assunto
Conheço indivíduos que beneficiaram de tais formações islámicas e hoje estão bem na vida, uns foram estudar na argélia e outros no egípto se não estou em erro como forma de seguir os estudos superiores mas antes foram trazidos do norte também para estudar aqui no sul

Penso que qualquer organização religiosa tem o dever moral de dar educação a qualquer cidadão mas o estado não deve fugir a essa obrigação, por favor a solução é trabalhar em sintonia, pq outro risco ainda maior que se corre é de amanhã termos uma geração de fundamentalistas religiosos e pela TV já sabemos onde isso vai dar.

Um abraço

Carlos Serra disse...

Tento saber como desactivar este spam "especial", pois tenho o mecanismo de controlo activado.

Anónimo disse...

Qual é o problema de determinados pais desejarem dar uma educação religiosa aos seus filhos. Em todo o mundo onde se professa a religião islámica existem as chamadas "madrassas". Porque não deveriam existir em Moçambique?

Creio que se está a tentar criminalizar uma prática que entra na esfera das crenças de cada um.