07 outubro 2008

A cruz do Vera Cruz (1)

O psicólogo moçambicano Vera Cruz conduziu uma pesquisa sobre percepções de beleza entre alunos de escolas primárias da província de Maputo. Como poderão verificar pelos comentários de uma postagem minha sobre o trabalho, apaixonadas, apaixonantes e, na quase totalidade anónimas, intervenções tiveram lugar. Aguardem a continuidade de uma curta série.

29 comentários:

Anónimo disse...

Fico à espera Professor.

Anónimo disse...

“No dia 27/06/08, por volta das 14 horas, decidi fazer o trajecto maputo-Cidade da matola, com o objectivo de reparar atentamente para os cartazes publicitários com figuras de uma ou várias mulheres. Queria cotar,entre as mulheres [resentes nos diferentes cartazes publicitários, quantas tinham a pele clara e quantas tinham a pele escura.”
(...)no meu percurso vi 17 mulheres representadas em cartazes publicitários diferentes uns dos outros. Dessas 17 mulheres, apenas 4 tinham a pele escura. As restantes 13 tinham a pele lara!
Se vocês quiserem, podem fazer esta experiência seguindo por exemplo a Avenda 24 de Julho de uma ponta a outra ou pegar a Avenida Eduardo Mondlane de uma ponta a outra. Tenho a certeza que a maioria das mulheres que vocês verão representadas nos cartazes publicitários que encontrarem terão a pele clara.
Então, a questão é porquê? A questão é legítima, sobretudo se se levar em conta o facto de que a grande maioria das mulheres do nosso país tem a pele escura. Seria interessante ouvir a resposta das companhias de publicidade!”
Esses sao os desafios que Vera Cruz coloca a sociedade, a pergunta esta lancada, porque?

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Pois professor, tambem nao entendi a opcäo pelo anonimato, num tema täo "simples" quanto a beleza. Seria interessante acompanhar as opinioes de acordo com o sexo dos intervenientes no debate, acho. Beijinhos

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

AO anonimo do comentario nr 2, eh exactamente isso que que como mulher, comecei a perceber, apartir de uma certa idade. Nao sao so os spots publicitarios, sao também as bonecas aque se tem acesso, as rolle models, as apresentadoras de tv, atendedoras dos balcões (em termos de percentagem, claro), os desenhos nos livros, na sua maioria feitos em Portugal e Brasil, etc. Nao admira, pois, que as criancas, quando tem de fazer desenhos - na escola primaria, fazem-nos com longos e lisos cabelos amarelos... Indo mais longe, quando eu tinha o meu cabelo com mexas (cabelo postico) ou desrizado (frito, como dizemos), não havia nenhuma objecao por parte de, por exemplo, alguns dos meus professores universitários. Mas quando apareci de dreads (meu cabelo natural), tive que provar a alguns deles que mesmo assim eu era inteligente!

Beijinhos

Anónimo disse...

porquê existe entao a possibilidade do anonimato

Anónimo disse...

Porque queremos conhecer os nomes das pessoas no lugar das suas ideias, uma mera curiosidade de um anonimo.

Carlos Serra disse...

Muito interessante o percurso analítico do anónimo no trajecto Maputo/Matola. Lá tentarei chegar, Melita. A propósito: teremos ocasião, em tempo devido, de falarmos sobre as mechas e do que elas significam...

Anónimo disse...

Caro anónimo: vc gosta de falar com fantasmas? Fantasmas têm ideias?

Anónimo disse...

Caro Boaventura, nao posso falar com fantasmas porque nao sei como comunicar-me com eles, mas acho que estamos mantendo uma comunicacao mesmo sob anonimato. Professor, o extracto colocado na segunda postagem e um trecho de um documento preparado pelo autor do estudo em apreco para a Imprensa.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pela indicação da fonte.

Anónimo disse...

Professor Serra eu propunha que acabasse com uso de anonimato no site e que cada um se identificasse. Tem sites onde seus autores não autorizam anonimato. Muito chato não saber com uma pessoa está a falar.

Anónimo disse...

...não entendo essa insistência para quebrar o anónimato....
Penso que em democracia se tem o direito à privacidade ao voto secreto...
Desde que se não utilize o anonimato para desrespeitar o outro ,não vejo onde esteja o problema....

Anónimo disse...

Sr nao entende mesmo? Mas entende que pessoas com máscara anónima têm direito de dizer aquilo que quiserem desde insultos e outras ofensas graves hein? E não é democracia cada pessoa mostrar a sua cara real? E não é democracia também impedir máscaras hein? Que democracia é sua Sr toxico? Porque toxico? Professor Serra acabar com anonimato.

aminhavozz disse...

Prof. eu vejo as coisas de duas formas:

A 1a, o autor da pesquisa conduziu a mesma de tal forma q fosse de encontro a opiniao dele. Ele acha as mulheres claras mais bonitas. E quis convencer-nos de q a escolha dele é acertada, usando para isso uma amostra composta por crianças de apenas 3 escolas.

A 2a: ele nao concorda que num país em que a maior parte da populaçao tenha a pele escura, se usem mulheres de pele clara para imagens publicitárias. sendo assim, e na tentativa de criar debates sobre o assunto, decidiu 'forjar'uma pesquisa entre crianças, e assumir q a opiniao dessas crainças era a de toda populaçao. Se este for o caso, entao ele foi feliz, pois parece-me que o debate começa a ir nessa direcçao...

Aconselho ao Sr. Vera, a fazer a mesma pesquisa, só que desta usando como amostra, pessoas adultas.

Quanto ao anonimato nos bloques: nada contra. Entretanto, acho sempre mais confortavel, tratar alguem pelo nome.

Anónimo disse...

Parece-me que este debate em relação ao anonimato é vão, na medida em que a net é, pior excelência, anónima. Em vez de anónimo, posso usar um pseudónimo, que me "anonimiza". Então, de que vale "acabar com a participação anónima"? As limitações só devem swer colocadas quando podem ser controladas.

E, depois, sou de concordar com aquele que diz que o que importa é o conteúdo das ideias, e não quem as emite.

Quanto aqueles que insultam, etc, há mecanismos para esses comentários serem banidos pelos restantes participantes.

João Manuel Tembe da Fonseca Amaral Mocumbi Assis da Silva e Monjane.

Anónimo disse...

(Em vez de anónimo, posso usar um pseudónimo, que me "anonimiza"). Sera que o legado do autoritarismo e da perseguicao daqueles que discordam das nossas ideias impede que possamos discutir ideias sem estarmos preocupados com os nomes das pessoas?

Carlos Serra disse...

Não, Zenaida, não devemos pensar assim. Aguarde, entretanto, a continuidade da minha serie.

Anónimo disse...

Creio que o anonimato não deriva do medo da repressão da FRELIMO como alguém sugeriu aqui. Penso que deriva do receio de se ser agredido na troca de ideias, dada a insipiência do debate aberto entre nós.

Não são poucas as vezes em que, ao invés de se debaterem argumentos, se parte pura e simplesmente para a agressão verbal. Algumas pessoas com vontade de expressar suas ideias, não estão contudo preparada para ser insultadas.

No nosso país há suficiente liberdade política para alguém não ser preso, espancado ou reprimido só porque expressou uma opinião crítica. O florescimento de jornais e semanários bastante críticos prova que a FRELIMO não mata ninguém por dizer o que pensa. Carlos Serra não é nenhum escovinha do regime, isso não impediu que ele fosse hoje Professor Catedrático numa Universidade Pública.

Agora, em relação aos que estão contra o anonimato eu pergunto: Como controlariam o cumprimento da sua prescrição, na internet? Obrigariam toda a gente a abrir blog? E se eu abrisse o blog com nome fictício? Obrigariam a colocar a foto? E se eu mandasse "trabalhar" a minha própria foto de modo a que não fosse reconhecido por ninguém, nesse blog com nome fictício? Para não falar da possibilidade de colocar nesse blog a fotografia do meu avô, já falecido, quando ele tinha a minha actual idade!

Banir o anonimato é inútil, porque ineficaz. O que o dono do blog pode fazer é não publicar todas as opiniões que ofendam o decoro, os bons costumes, a boa educação, independentemente de se são assinadas ou não. Há muita gente que assina que, nem por isso, pode ser apontada como exemplo a seguir num debate são de ideias.

Caro Professor, insisto em que o debate sobre o anonimato, na internet, não faz sentido.

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Sr anónimo que fala do autoritarismo e das perseguicões porquê esconder-se? Tem medo de quê hein? E vamos debater com quem? Com pessoa que inventa um nome qualquer e pode vir aqui dizer qualquer coisa e insulto? Debater com fantasmas que ficam de rir-se? Democracia Sr também é exigir transparência e impedir insultos. Tem mais sempre aparece um senhor que evita o debate sobre o tema e desvia para coisas pessoais. Este Sr "Obede" é grande especialista nesta coisa aqui e noutros blogues e sempre contra o Professor, historiador Vaz já disse isso. O que Srs têm de dizer sobre as conclusões do cientista Cruz hein? Professor Serra precisa controlar anonimato e os malandros.

Anónimo disse...

...como se viu o sr. boaventura porque está identificado ,achou-se no direito de ser prepotente e mal educado, quando apenas expressei uma opinião e de maneira civilizada...
Sem dúvida que o que está em causa é o debate de ideias e para isso não há necessidade de caras e de egozinhos...
Somos livres de proceder como quisermos ,dentro das regras do respeito pelo próximo...

Xiluva/SARA disse...

Ca estou depois de umas merecidas ferias. E logo a entrar deparo com escritos comoventes... Sobre o estudo do Doutor Cruz, acho interessante ainda que perturbador e gostaria que ele fosse ampliado. As questoes de identidade sao importantes para todos nos. Quanto ao comissario politico "Khan", gostaria que explicasse o que tem a ver a Frelimo e as provas de catedratico do Professor com o estudo do Doutor Cruz ou com esta postagem.

Anónimo disse...

Como "se" viu Sr Toxico? Prepotente, mal educado hein? Debate de ideias com fantasmas? Identificado? Estou sim, com honestidade. Tambem somos livres de ter coragem de nos identificar Sr Toxico. Tem gente sempre de mascara que está habituada neste site a dizer o que quer e quando pessoas fazem frente dizem que estamos a insultar e que somos moleques do Professor. Que maneira toxica, Sr Toxico.

Anónimo disse...

...tóxicamente falando,acho que o sr.boaventura está muito desfasado da elevação que é apanágio neste blog do caríssimo professor!
Parece-me que o sr. está zangado com o mundo..
Lamento...

Anónimo disse...

Já agora, sugiro que aqueles que estão pelo banimento do anonimato dêem o exemplo e coloquem a sua fotografia, número de BI e do NUIT, para mostrarem que eles próprios não "se estão a esconder" atrás de um nome falso, um pseudónimo... nem de uma fotografia que não é a deles...
Será que o que querem é ver de que côr é a opinião, para em função disso a acharem bonita, pouco bonita ou feia, como no estudo do Vera Cruz?
João Manuel Tembe da Fonseca Amaral Mocumbi Assis da Silva e Monjane.

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Acho que por razões de ética, um estudo como este, precisa de muito cuidado. Um estudo igual é fácil ser aproveitado por indivíduos com interesse estranhos e motivos ocultos.

Tenho notado que se passa à superfíce na sua divulgacão e nos comentários quando me parece que era preciso que se lesse todo o artigo. Mesmo o Prof. Serra mostra que ainda não leu todo o artigo. Sugiro-lhe lê-lo. Eu próprio quero ler todo ele, só que não sei como adquirí-lo.

Digo isto, porque lembro-me de um que disse ser professor catedrático em Portugal, mas um racista assumido, que uma vez quis usar estudos do malogrado Prof John U. Ogbu, nos EUA, para fazer passar o seu discurso racista no imensis. E tal propaganda anda num grupo racista Americano. Por indicação de links do tal catedrático, li a obra de Ogbu que nada sustenta o que se alegava.

Quanto ao anonimato, não sei porque querer-se impôr o seu banimento neste blog. Apenas quero alertar que o imensis apagou-se quando se comecou a exigir o registo de todos os participantes.

Acho que é bom deixar-se em que as pessoas se sentem mais confortáveis.

Melita, isso que dizes, é preciso sentir na pele e osso. Uma vez, a Mona Sahlin, a líder do partido Social Democrática da Suécia, provou isso. Isso para eu não dizer algo que pessoalmente experimentei ou assisti, tanto na Europa como em Mocambique, vindo tanto da pele clara como da pele escura. Infelizmente!

P.S: 1.Desculpem-me, fiz alguma correccão pq havia escrito o texto apressado e muito cansado.
2. Parece que vim depois da festa.

Anónimo disse...

Sentimos muita falta, amiga Sara. Tuas edificantes ideias, Teu espírito de tolerância e a beleza das Tuas maneiras fizeram, verdadeiramente, imensa flata. Estamos todos muito contentes e felizes com o teu regresso. Vou organizar uma marcha de boas vindas, logo que for autorizada pelas autoridades competentes.

Sara e Boaventura são personagens diferentes? Têm o mesmo estilo, abri, por curiosidade seus "blogs". São muito ricos e a sua identificação está toda lá. Fiquei a saber, sem nenhuma dúvida, quem é Sara e quem é Boaventura. Suas postagens são das mais interessantes. Convido toda a gente a imitar-me, acedendo aos blogs abertos pelo(a) amigo(a) Sara/Boaventura.

Obed L. Khan

Xiluva/SARA disse...

É um lisongeio vindo de si, caro camarada comissário político Goebels Khan. Aproveito parabeniza-lo por ter tirado mais um valor que o seu colega DOUTOR Neves Serrano no curso de criminalistica.

Anónimo disse...

parabenizar? soa como solucionar