22 abril 2008

Em 15 dias: 700 imigrantes ilegais interceptados em Tete

Segundo o "Notícias" de hoje, a polícia interceptou em Tete um camião plataforma de uma transportadora malawiana com 162 imigrantes ilegais a bordo, tapados com lona, etíopes na sua maioria. Segundo numa fonte policial, em 15 dias já foram interceptados 700 imigrantes, viajando, na maior parte dos casos, em camiões com plataformas contentorizadas. Os imigrantes nunca revelam o seu destino (primeira página).
Observação: pode acontecer que o país se esteja a tornar um corredor para diferentes tipos de tráfico.

5 comentários:

chapa100 disse...

este fenomeno da imigracao ilegal e o trafico de pessoas, podia mostrar porque é que a inseguranca e a instabilidade dos paises vizinhos de mocambique é perigosa para a nossa seguranca e estabilidade nacional. a questao zimbabwena é nossa tambem. esta imigracao mostra como o efeito domino da crise dos grandes lagos, corno de africa e outras zonas afecta sobre maneira os outros paises africanos.

a policia e os servicos de imigracao tem como prioridade da sua tarefa "devolver" estes imigrantes ao malawi, mas nao diz como pretende "actuar" com a rede instalada em mocambique que facilita o transito e recepcao destes imigrantes, porque estamos a falar de mais de 300 ilegais por mes, isso nao e "trabalho" de ladrao de galinha. e ate hoje ninguem falou dos famosos imigrantes ilegais com vistos obtidos na embaizada mocambicana na swazilandia.e o nosso ministerio publico, depois do caso das criancas, aqui neste caso de imigrantes tem a oportunidade mostrar trabalho contra o trafico de pessoas, porque aqui no nosso pais isso e crime, nao? e a policia anda sempre a queixar-se de falta de fundos, ja imaginou a quantidade de dinheiro que perde em nao multar estes transportadores que transportam pessoas em contentores? isso para nao falar na quantidade de dinheiro que a nossa policia nega "fazer" para os seus cofres, quando nao multa uma multidao de infractores nas nossas estradas e cidades.

Carlos Serra disse...

Diversas e delicadas situações.

chapa100 disse...

porque delicadas professor?

Carlos Serra disse...

Os refugiados chegando em número crescente, as muito possíveis redes de tráfico, por exemplo.

chapa100 disse...

ah sim! e parece que ha muitas redes de trafico, e como ja se fala nos cafes, somos um pais de "mercadorias". e nao me parece credivel a versao de que os ilegais estao de passagem para africa de sul.
parece-me bastante interessante esta "questao" de refugiados, a ACNUR e o nosso INAR ainda nao se pronunciaram sobre este caso que envolve a movimentacao de refugiados dos centros em malawi para mocambique. em maratane aprende-se que estes imigrantes em contentores tem outra historia.