17 abril 2008

Dia Internacional da Luta Camponesa: camponeses marcham hoje na Manhiça

Com a segunda parte do título em epígrafe, o "Diário Independente" tem com sua manchete hoje - Dia Internacional da Luta Camponesa - a seguinte notícia: "Centenas de camponeses, liderados pela União Nacional de Camponeses (UNAC), concentram-se esta Quinta-feira, no distrito da Manhiça, província de Maputo, para, mais uma vez, marcharem pela defesa dos seus interesses, no dia em que se celebra mais um aniversário do dia mundial da luta camponesa, efeméride que se comemora neste 17 de Abril. (...) O dia 24 de Janeiro ficará registado na história dos camponeses como o momento mais negro, desde que a UNAC foi criada. Naquela data, a Força de Intervenção Rápida (FIR), a Polícia de Protecção, com os Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) à mistura, exibiram a sua musculatura, espalhando terror perante indefesos, o que culminou com a inviabilização da manifestação dos camponeses. Dezenas de camponeses sentiram na pele e na carne a dor da humilhação, quando vaiados e chamboqueados por agentes da Lei e Ordem, após estes receberem “ordens superiores” para agirem."
Nota: neste diário também estive atento ao que se passou no dia 24 de Janeiro deste ano. Recorde aqui e aqui.
Agradecimento: o meu obrigado à equipa do Salomão Moyana pelo envio atempado do jornal, cuja versão online pertence à empresa do semanário "Magazine Independente", de que Moyana é director.

1 comentário:

AGRY disse...

O exercício do direito à indignação é uma forma de luta contra o caciquismo. Recordo-me bem, da primeira postagem. Vou transferi-la para o meu Navegador.
Abraço