15 abril 2008

Fome e preços dos alimentos

Ontem, quase todos os jornais franceses dedicaram primeiras páginas e editoriais ao tema da fome no mundo. Veja por exemplo aqui. Entretanto, o Business Report escreveu que a COSATU, poderosa federação laboral, advertiu, ontem também, que a África do Sul poderá experimentar greves de protesto contra o custo dos alimentos. Já agora aproveite e recorde aqui um panorama de várias greves em África. Se quer ler em português, use este tradutor. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio das referências.

2 comentários:

Hélder Machango disse...

O Conselho de Ministros aprovou em Setembro de 2007 a Estrategia de Desenvolvimento Rural - EDR. Mais uma vez o distrito esta no centro das atencoes. Recordemo-nos dos Fundos de Investimento de Iniciativa Local alocados desde 2006. E nos distritos onde deve-se combater a fome atraves da producao na agricultura e na pecuaria e sobretudo no fomento das medias e pequenas industrias para a multiplicacao dos empregos. Mas parece que neste mesmo pais, enquanto que o Governo aposta no sector produtivo rural, a populacao migra para as zonas urbanas para apostar no sector terciario. Desta feita, sem estrategia nenhuma. E a fome e a pobreza agudizam-se. Lembrem que a pobreza urbana e mais assoladora e dolorosa que a rural. E a culpa e sempre do Governo. Professor! Desculpa o desvio. Abracos

Carlos Serra disse...

O afluxo às cidades é generalizado em todo o mundo e não é por causa que a população urbana mundial ultrapassou já a rural. A nossa África Austral tem o mais rápido ritmo de afluxo às cidades no mundo. E vai continuiar a tê-lo. Há, sempre, claro, razões por que as pessoas deixam o campo.