21 abril 2008

Onde estão os Africanos? Perguntou Annan a propósito do Zimbábuè

Quando os resultados das eleições de 29 de Março no Zimbábuè ainda não saíram e na SADC parece vigorar o deixa-andar: “Onde estão os africanos? Onde estão os líderes e os países da região? O que estão a fazer? Como podemos ajudar a resolver a situação?”, perguntou o ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi AnnanAnnan, que na sexta-feira esteve reunido com o secretário-geral do principal partido da oposição zimbabweana, Tendai Biti. “É uma crise séria que vai ter impacto para além do Zimbabwe e temos a responsabilidade de trabalhar com eles para encontrar uma solução viável”, adiantou Annan.

2 comentários:

Anónimo disse...

A constelaçãos dos camaradas continua com a diplomacia silenciosa... o mais importante para os líderes da região é protegerem-se, o povo que se lixe. é uma vergonha! A Africa Austral tem tudo para saír do Afro-pessimismo mas acho que os povos não merecem os ACTUAIS lideres que têm.Os Libertadores tiveram o seu papel, a sua grandeza, é hora de sairem pela porta grande e serem lembrados pelas gerações vindouras pelos seus feitos- devem passar o testemunho a nova geração de tecnocratas, muitos deles bem formados em universidades das mais prestegiadas do mundo e hoje encostados. é hora de pôr a ciencia, o saber no comando para os nossos paises se desenvolverem e enquandrarem-se no mundo globalizado.O TEMPO DOS FÓSSEIS POLÍTICOS ESTÁ CHEGANDO AO FIM, SÓ ELES É QUE NÃO SE APERCEBEM.

Anónimo disse...

...valeu caro professor!
Vivemos neste momento ,algo que mais cedo ou mais tarde iria acontecer:
O fim do prazo de validade dos conceitos de democracia erigidos no pós independencias africanas.
Os ex guerrilheiros estão velhos,sem ideias,o caos é o estado dos valores que deveriam nortear o erguer destas nações....
Sangue fresco,mais preparação ,vontade férrea de endireitar esta coluna vertebral doente ...
Os tempos que se avizinham são o do reencontro com o sonho de paises africanos a sério,com sustentabilidade total..
A coluna está doente de tanto se curvar às mais diversas vicissitudes...